A Praça do Município da Covilhã recebe mais uma feira do artesanato
XII Feira Nacional de Artesanato da Covilhã
O melhor de Portugal está na "cidade neve"

Decorre até amanhã 26 de Abril mais uma Feira Nacional de Artesanato da Covilhã, na Praça do Município. A iniciativa camarária dá início a uma série de exposições e mostras que vão animar a zona central da cidade até ao final do Verão.


Por Sílvia Faria


A XII edição da Feira Nacional de Artesanato da Covilhã que conta com 56 participantes de todo o País, está aberta ao público das 10 às 22 horas, até amanhã 26 de Abril. É uma das mais procuradas por curiosos, lojistas, covilhanenses, estudantes, e outros. Pela Praça do Município passam visitantes de todas as idades. Os artesãos que aqui expõem os seus trabalhos vêm da Madeira a Almada, de Lamego a Aveiro, passando obviamente pela Covilhã. O artesanato exposto é de todo o género: brinquedos, peças em madeira, pulseiras, olaria, ferro forjado, tapeçaria, bordados, vinhos e gastronomia, entre outros.
Delfina Salvadores vem de Vila do Conde e faz peças de roupa em malha. Tem 59 anos e participa nesta feira há oito. Não se queixa das vendas, embora tenham decrescido, porque tem “clientes fiéis todos os anos” que a procuram pelas “peças únicas” que manufactura. Diz estar “muito grata à Câmara Municipal da Covilhã”, já que diz ser a autarquia que melhor recebe e apoia os intervenientes deste tipo de feiras.
Fernando Soares Baptista faz peças em madeira e vem de Barcelos. Tem 63 anos, toda a vida se dedicou a esta arte e participa na feira desde que esta se começou a realizar. As suas vendas têm diminuído, talvez “por causa da crise”, mas diz que “ainda se vai vendendo alguma coisa”. Os visitantes, esses continuam a apreciar bastante o seu trabalho.
A chuva dos primeiros dias parece não ter facilitado o trabalho destes artesãos, que tiveram que encerrar as suas barracas algumas vezes. Mas o bom tempo do passado domingo “veio compor mais as coisas”, sublinham alguns feirantes. Mesmo assim, são muitas as pessoas que por lá têm passado, para comprar ou simplesmente apreciar esta bonita arte.