Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial
Criar e registar é na UBI

Durante uma semana, os alunos da Universidade da Beira Interior tiveram a oportunidade de saber como patentear os seus inventos. Uma divulgação promovida pelo GAPI
.


Por Mayra Fernandes


Diversos objectos e informações foram disponibilizados aos alunos da UBI

O Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial da Universidade da Beira Interior (GAPI-UBI) desceu ao Pólo I da Universidade, com uma pequena exposição, dando aos alunos a possibilidade de um contacto mais próximo com a realidade dos registos de patentes.
Patentear uma criação é cada vez mais habitual, registá-la também se tornou mais fácil, com o apoio de estruturas como o GAPI. A UBI está entre as 22 entidades nacionais associadas ao GAPI, gabinete que visa “ promover o enriquecimento científico da universidade direccionando a sua acção na valorização, comercialização e transferência de tecnologia”, explica Hélder Caetano, técnico do GAPI, que esteve durante a semana ao dispor dos alunos e docentes da Universidade, na exposição. Funcionando como instrumento de apoio à interacção entre os sistemas da propriedade industrial e os projectos universitários, o GAPI pretende assim, contribuir para o desenvolvimento regional, através da melhoria de competitividade das organizações.
O GAPI existe na UBI para incentivar, não só a comunidade universitária a proteger as suas invenções, como também toda a comunidade empresarial da região. Contudo, chegar a todos não tem sido muito fácil, devido “à desconfiança existente em relação ao que na prática pode ser mesmo patenteado. As pessoas ainda não acreditam nessa possibilidade e, têm em mente que o registo de uma patente é muito complicado”, esclarece o técnico do GAPI, acrescentando que existe, sim, uma certa burocracia para efectuar o registo.
É necessário cumprir com alguns requisitos, para que uma invenção possa ser registada. A protecção de uma marca, logótipo, ideia ou projecto depende de três condições, que só valem cumulativamente: ser nova, quando não está compreendida no estado da técnica; que implique actividade inventiva e que seja susceptível de aplicação industrial, isto é, se o seu objecto puder ser fabricado ou utilizado em qualquer género de indústria ou na agricultura.
Assim, não podem ser objecto de patente as descobertas como teorias científicas, os métodos matemáticos, os materiais ou as substâncias já existentes na natureza e as matérias nucleares, as criações estéticas, entre outros de âmbito não industrial.
As actividades do GAPI, para dar a conhecer melhor aos alunos os seus serviços, não se resumiram apenas a esta exposição. Durante a semana de 24 a 28 de Abril, os técnicos deste gabinete estarão junto dos alunos de Química e Engenharia Electromecânica, para sessões de esclarecimento.
O GAPI-UBI, estrutura inserida no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), está aberto todos os dias das 9 às 17 horas e 30, no Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional (CEDR), junto à Reitoria da UBI.