A equipa de actores que participou no filme esteve na UBI
Utensílios do Amor
Telmo Martins estreia novo filme

Depois do êxito de "Rupofobia" Telmo Martins estreia a sua nova curta-metragem com produção do Cybercentro da Covilhã e da Universidade da Beira Interior numa iniciativa com o apoio da Delegação Regional de Castelo Branco do Instituto Português da Juventude.


Por Lidiane Oliveira


O autor de "Karma", "Sei de Tudo" e "Rupofobia" apresentou o seu mais recente trabalho, "Utensílios do Amor", no passado sábado, 21 de Abril na Cinubiteca da Universidade da Beira Interior.
Uma produção que pretende superar o sucesso da anterior, e que segundo o autor, é mais arriscada, e apresenta uma "maior preocupação com os pormenores visuais e cénicos". A história desenrola-se sobre o mote: "E se, de repente, todos os pequenos ódios que foste semeando ao longo do tempo te explodissem na cara?" O realizador e aluno da UBI explora a relação de dois casais de um modo que pode parecer "muito extremista, sarcástico e irónico" mas que não deve ser "levado à letra", explica. Martins acrescenta que é uma obra em que "se deve olhar para além do que está na imagem".
Dirigida por Telmo Martins e com argumento de Jorge Vaz Nandes conta com a presença de cara conhecidas das novelas portuguesas como Margarida Vila Nova e Maria João Pinho e jovens talentos como é o caso de Luís Dias, Raquel Carrilho e João Feitor, este filme estreia agora na Covilhã.
Para esta curta-metragem de 15 minutos o jovem cineasta contou com um orçamento que rondou os 4 mil euros, "para cobrir as despesas de logística e pouco mais". O Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia (ICAM) não disponibilizou nenhum apoio o que fez com que tanto os actores como toda a produção não recebessem qualquer pagamento.
Margarida Vila Nova que é a estrela do filme afirma que de início ficou um pouco apreensiva por se tratar de um filme com tons de terror, mas que depois de ler o guião sentiu "um feeling" de que valia a pena. "Acreditei no projecto e nas pessoas da produção que mesmo sem apoio foram em frente e desafiaram o sistema por amor ao trabalho", clarifica a actriz.
Antes da projecção do filme o aluno, que inicialmente escolheu a Engenharia Electromecânica e depois mudou para o curso de Design Multimedia, recebeu os elogios de Manuel Santos Silva, reitor da UBI e de alguns membros do elenco. Depois da exibição da curta-metragem e do seu making of foi a vez do músico e DJ Paulo Lorga apresentar a banda sonora do filme no bar "Espaço Covilhã".
Telmo Martins que depois da apresentação e dos aplausos finais diz ter ficado "calmo, aliviado e satisfeito" pretende continuar a surpreender e novos projectos não lhe faltam. Em Outubro, planeia rodar a sua primeira longa-metragem na Covilhã, intitulada "Memórias de um Estudante". Para mais informações o autor disponibiliza um site oficial.