Corpo Delito


José Cardoso Pires

Em tempo de comemorações da Revolução dos Cravos, lembramos um dos livros que melhor descreve as tiranias perpetradas pela polícia política do regime salazarista. Em “ Corpo-Delito, na sala de espelhos ”, José Cardoso Pires conta a tragédia da não tragédia que a PIDE foi para si mesma. Esta instituição que ao longo de várias décadas de regime ditatorial recrutava indivíduos de toda a espécie é olhada de forma fria e descritiva pelo autor desta obras.
Cardoso Pires retracta a forma como a polícia política capturava os seus prisioneiros, como os torturava, mas descreve também uma rede de “bufos” e informadores que através de actos inglórios e muitas vezes desumanos e traiçoeiros, denunciavam os colegas de trabalho, os vizinhos e tantos outros numa atitude mesquinha e rude.
Para além de tudo isto, esta publicação é também o espelho de um povo que resistiu à longa noite fascista e que soube vencer o regime ditatorial em que se encontrava envolto. Um livro obrigatório em tempo de comemorações dos 32 anos do 25 de Abril.