O Serra Shopping da Covilhã recebe esta campanha
Campanha Nariz Vermelho
Rir faz bem à saúde

No âmbito da sua filosofia de responsabilidade social, o Serra Shopping associou-se à operação “Nariz Vermelho” que visa auxiliar crianças hospitalizadas a superar doenças através do humor. A campanha teve início no dia 24 de Abril e termina no dia 28 desse mês.


Por Esmeraldina Costa


Esta operação foi oficialmente fundada em 2002, com o objectivo de contribuir para o bem-estar de crianças hospitalizadas. A campanha é assegurada por voluntários que elucidam os visitantes quanto à pretensão do projecto, e apresentam a mascote “Narizinho” que pode ser adquirida por cinco euros. O Serra Shopping acolheu durante quatro dias alguns voluntários desta iniciativa, com o objectivo de angariar fundos para levar mais “Doutores Palhaços” a mais serviços de pediatria hospitalares. Albino Silva é do Porto e desde o início do mês de Abril que percorre todo o Pais, para prestar o seu apoio a esta causa. Os fundos obtidos nesta campanha são para ajudar nas despesas de deslocação destes voluntários, que intervêm junto das pessoas, solicitando pequenas contribuições. Este tipo de iniciativa tem produzido boas receitas, uma vez que “quando as pessoas sabem que é para a própria localidade, e quando sabem que é para ver uma criança sorrir, aderem bem” afirma Albino Silva. A empresa Sonae Sierra, que gere o Serra Shopping, desenvolve a nível nacional  responsabilidades de cariz social, “de forma a dar a conhecer algumas dificuldades que certas pessoas têm” explicou o director da empresa, António Carvalho. Na sede da Sonae Sierra, em Lisboa, estão centralizados todos os pedidos desta índole, que são analisados para posteriormente serem elaborados campos concretos de acção. O Serra Shopping tem tido bastantes pedidos de várias associações, e já se concretizaram campanhas de apoio para os bombeiros da região, e para o hospital da Covilhã na divulgação do rastreio de AVC. António Carvalho garante a continuação deste género de iniciativas, de forma a prestar apoio nos problemas da região: “ Nós queremos ter uma relação com a sociedade, e queremos sempre trabalhar com as entidades locais” sublinha.
De carácter semanal e gratuito, as visitas às pediatrias dos hospitais são realizados por palhaços, artistas profissionais com formação específica para lidar com o meio hospitalar. Actualmente a operação “Nariz Vermelho” conta com 13 doutores palhaços, que visitam as pediatrias de oito hospitais em Portugal. A iniciativa no Serra Shopping teve como intuito estender a campanha aos hospitais da região Centro. Uma das próximas campanhas que o Serra Shopping deverá acolher foge um pouco a este quadro de responsabilidade social, e incide no automobilismo, com a divulgação de carros que participam na corrida da rampa da Serra da Estrela. O director do estabelecimento chama a atenção para o facto de esta ser uma boa forma de divulgar a corrida “ na região e nos meios de comunicação nacionais”. A operação “ Nariz Vermelho” volta nos dias 1 até 5 de Junho ao Serra Shopping, inserindo-se nas comemorações do Dia Mundial da Criança.