Novos órgãos sociais
Agente da FIFA preside
ao Benfica e Castelo Branco

Numa Assembleia-geral que registou elevada adesão de sócios, foi eleita a nova direcção, que pretende implementar um ciclo na vida diferente no histórico clube albicastrense.


NC/Urbi et Orbi

O clube está agora com novo presidente que promete mudanças

Luís Manuel Meira é o novo presidente do Sport Benfica e Castelo Branco. A eleição do novo timoneiro, decorreu, na passada semana, durante a Assembleia-geral do clube que reuniu cerca de um centena de associados, obtendo 58 votos a favor, 13 contra e 20 abstenções.
A nova direcção propõe-se para já realizar na cidade albicastrense, no próximo mês de Maio, o jogo das estrelas, “entre uma selecção de portugueses e de estrangeiros a actuarem nas principais ligas”, e que vai decorrer no Estádio Municipal no fim-de-semana seguinte à última jornada do principal campeonato português e antes da Taça de Portugal.
O novo projecto de gestão profissional/empresarial do Benfica e Castelo Branco, é liderado pelo agente FIFA Alexandre Pereira, que garante uma mudança no clube. “Os adeptos e associados, poderão contar com uma mudança, pois o futebol já não vive do amadorismo, sendo pois necessário, profissionalizar cada vez mais esta actividade. Esta é a nova realidade, a caminho do profissionalismo, criando novas sinergias económicas, fundos essenciais para a manutenção de um clube, no sentido de concretizarmos o nosso objectivo”.
Questionado pelos jornalistas, sobre a escolha do Benfica albicastrense, para a concretização do programa apresentado, o responsável lembrou que recentemente, apareceu um determinado clube, que conhecedor deste projecto, “propôs imediatamente que assumissemos estes objectivos dentro desse clube. No entanto, a nossa inclinação foi para o Benfica e Castelo Branco, dado que represento o Andy, jogador deste clube, para além de ter simpatizado com anterior presidente da direcção, sendo inclusive a primeira pessoa a quem falei deste projecto”.
Alguma desconfiança, surgida por parte dos sócios, mereceu de Alexandre Pereira, a garantia de que este é um projecto que “está escrito e delineado, e que pretende crescer neste clube, já que na altura da sua apresentação, fui aberto e sincero com as pessoas. Quando nesta assembleia, alguém me comparou a José Veiga, é necessário não esquecer que este dirigente deu um título ao Benfica, pelo que temos de louvar o seu trabalho, sendo precisamente esse o meu objectivo na colectividade albicastrense. Sou uma pessoa séria e humilde, e pretendo acima de tudo, fazer um trabalho de base e de nível”.
Sendo um projecto ambicioso, já que prevê levar a equipa ao escalão máximo do futebol português, Alexandre Pereira, foi peremptório. “O mundo actual necessita de pessoas ambiciosas. Eu quero demonstrar às pessoas que não caí aqui de pára-quedas, mas sim para trabalhar, e levar este projecto o mais longe possível”.
Quanto ao funcionamento da estrutura do Benfica e Castelo Branco, o empresário revelou que numa primeira fase, não haverá dirigentes a trabalhar a “tempo inteiro”, já que “era impensável tal situação. Temos pessoas que estão disponíveis a ajudar-nos, sem mexer nos fundos do Benfica e Castelo Branco”.

Criação de holding em estudo

Para uma segunda fase, em que todas as empresas estiverem a funcionar, prevê-se a criação de uma holding, com todos os grupos integrados. “No entanto tudo depende da vontade dos sócios, na continuidade deste projecto”.
Para suportar financeiramente este empreendimento, Alexandre Pereira, considera este vertente “fácil” porque “nos tempos em que vivemos, os jogadores têm que se capacitar que os Clubes não têm milhões. E o jovem jogador que pretenda lançar a sua carreira, ingressando no Benfica e Castelo Branco, pode ter a certeza de que é ajudado. É neste sentido, que pretendemos trazer jogadores e treinadores ambiciosos, para levar a bom porto este projecto. Temos os pés bem assentes na terra, sabemos com aquilo que contamos a nível económico, e temos objectivos definidos”.