José Geraldes

Uma data e uma causa


1. Uma data. O Seminário Maior da Guarda completa 75 anos de existência que vão ser condignamente comemorados. A data não se refere à instituição Seminário mas ao edifício onde actualmente funciona. O que serve de ocasião para salientar o seu valor e importância.
Os seminários têm como objectivo principal a preparação dos futuros padres para o exercício do seu múnus na sociedade. São escolas onde se ensina e se dá formação humana e espiritual. E se incute nos que os frequentam uma verdadeira educação integral.
A sua actualidade não se põe em causa. O facto de haver muitos alunos que não chegam ao fim e seguem outro rumo de vida, não invalida a sua existência. Pelo contrário. Os seminários acabam por dar à sociedade um contributo importante na educação dos alunos que deixaram de os frequentar. Trata-se de um investimento a ter em conta.
Quantos ex-alunos encontramos em todas as franjas sociais. E tantos são os que ocupam lugares de responsabilidade nas áreas de intervenção mais variadas. E que dizem sem rebuços que o que são o devem aos seminários.
A este propósito, vale a pena contar um caso passado em França e que ilustra de forma evidente a educação dada nos seminários.
Um dirigente de grande empresa precisou de lançar um concurso para recrutamento de pessoal. Naturalmente, houve muitos candidatos. Depois das entrevistas habituais e da análise dos currículos, procedeu-se à escolha dos dois candidatos necessários.
Ora quem foram os escolhidos? Precisamente dois ex-alunos de seminários. O curioso está nas razões que levaram o departamento dos recursos humanos a esta escolha. É que os hábitos de estudo e disciplina adquiridos nos seminários foram considerados uma mais-valia no perfil da função que os candidatos iriam desempenhar.
Aliás, o Vaticano II fala da “disciplina do Seminário que deve ser tida não só como válida defesa da vida comum e da caridade mas também como parte necessária de toda a formação para adquirir o domínio de si mesmo e promover a sólida maturidade da pessoa.”
Quem passou pelos bancos de um seminário, sabe que isto é verdade. Pode haver sombras também? É natural, pois trata-se de obra humana. Mas o positivo ultrapassa de longe o negativo.
O Seminário Maior da Guarda tem cumprido os seus objectivos mercê de equipas educadoras sábias e empenhadas respondendo às exigências de cada época. E é mais do que justo reconhecer igualmente a sua importância cultural.
2. Uma causa. A manifestação contra o fecho da maternidade da Covilhã demonstrou que esta causa não vai ser abandonada. A Cova da Beira que não só a Covilhã não está disposta a resignar-se a uma medida que não corresponde aos desejos da sua população.
Quando os governos devem levar os serviços básicos essenciais ao povo, agora procede-se ao contrário. Tiram-se serviços fundamentais para os concentrar. Não há provas de as populações ficarem melhor servidas.
Continuaremos, pois, na primeira linha neste combate.