Parcerias locais em análise
CES promove debate

“ENTRELAÇAR – Parcerias e Desenvolvimento Socio-Comunitário” é o título do seminário organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade da Beira Interior (UBI_CES) a ter lugar no próximo dia 16, a partir das 10 horas, no Anf. Pe. Videira Pires.



O Centro de Estudos Sociais da UBI promove mais uma actividade

Inserido no âmbito do projecto “INSERÇÕES – da investigação à acção: inserção socio-profissional em concelhos da Beira Interior”, este seminário, destinado a entidades/associações que lidam com grupos-alvo vulneráveis à exclusão, mas também a todos os interessados por estas temáticas, tem como objectivo geral incentivar a discussão em torno das vantagens, obstáculos e oportunidades geradas pelo trabalho em parceria.
Serão oradores neste encontro, na parte da manhã, Isabel Guerra, professora do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Amélia Augusto e Alcides Monteiro, investigadores no UBI_CES e docentes na Universidade da Beira Interior. Enquanto Alcides Monteiro falará sobre “A experiência das parcerias no contexto das Redes Sociais – um balanço crítico”, Amélia Augusto e Isabel Guerra centrarão as suas comunicações nos temas “Inserções: as parcerias na perspectiva dos parceiros” e “O desenvolvimento social num contexto de investigação-acção”, respectivamente. Na parte da tarde, terão lugar grupos de trabalho subordinados aos seguintes temas: “Experiências em Rede (s) – Parcerias em Redes Sociais” (Grupo I); “Acção Entrelaçada – Parcerias em projectos de desenvolvimento socio-comunitário” (Grupo II) e “Diversidades em Acção – Novas parcerias no desenvolvimento socio-comunitário” (Grupo III).
Este seminário é uma das muitas actividades previstas no “INSERÇÕES”, projecto promovido pelo UBI_CES e financiado pelo Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), iniciado em 2005 e com final previsto para 2007. Centrado em quatro concelhos da Beira Interior – Covilhã, Castelo Branco, Guarda e Seia – tem como principal objectivo promover e apoiar o desenvolvimento social através de acções que visam conhecer a realidade dos públicos excluídos e/ou vulneráveis à exclusão, de modo a construir um suporte para uma intervenção mais eficaz.