Imagine Cup
Campeão nacional é da UBI

Um dos mais conceituados prémios do mundo da informática foi ganho por um estudante da UBI. De entre seis projectos nacionais, o software de Bruno Conde arrebatou o primeiro prémio e vai agora defender as cores nacionais num concurso mundial a ter lugar em Nova Dehli , na Índia.


Por Eduardo Alves

Bruno Conde (à esquerda) e Gaël Dias vão participar num torneio mundial na Índia

Falta pouco mais de um semestre para Bruno Conde terminar a sua licenciatura em Engenharia Informática na UBI. Este estudante, natural de Foz Côa, é o mais recente vencedor do Imagine Cup. Um desafio proposto pela gigante Microsoft que premeia os melhores projectos desenvolvidos na área da informática.
Desde novo que Bruno Conde se confessa “um apaixonado por computadores”. De entre as diversas áreas de actuação da máquina que está a mudar o mundo, aquela que mais interesse desperta no jovem estudante “é a da produção de software”. Isto porque, “se pode explorar todas as potencialidades destas máquinas”. Foi nesse sentido que Bruno Conde, tal como outros colegas, começou, há algum tempo, a colaborar com o Centro de Tecnologia da Linguagem Humana e Bioinformática, um centro que está actualmente ligado a quatro doutorando, dois dos quais são búlgaros, um investigador, um estudante de mestrado e dois alunos de licenciatura.
Este aluno começou a desenvolver um projecto “que faz a sumarização automática de páginas da web para os convencionais PDA's”, explica Gaël Dias, docente da UBI e também responsável pelo projecto vencedor. Esta nova ferramenta “desenvolvida com componentes da Microsoft” pretende “ajudar a viver uma vida mais saudável, através da tecnologia”. Gaël Dias refere que o objectivo central deste projecto consiste em “sintetizar toda a informação contida numa convencional página web, que nos é apresentada num grande écran” e passá-la “para pequenos écrans como os dos PDA's ou telemóveis”. Esta forma é conseguida através da escolha e selecção automática da informação mais importante.
Os mentores do projecto referem que “este programa consegue identificar uma zona de texto e condensá-la na informação mais importante”. Por exemplo, quando num jornal electrónico aparece um texto sobre futebol, no PDA, o utilizador vai receber esse mesmo texto, “com as palavras-chave, o nome do clube, quem marcou ou não golos”. Ao mesmo tempo, “tem também múltiplas ferramentas que permitem a esse utilizador, caso deseje, “consultar toda a informação que está disponível na página original e ligar-se a outras fontes”.
O projecto de Bruno Conde foi seleccionado entre um total de 12, para a final nacional. Gaël Dias e o aluno da UBI deslocaram-se à CulturGest, em Lisboa, para apresentar o seu projecto numa iniciativa “onde só já estavam seis programas”. No final, o XS Mobile arrebatou o primeiro lugar, a nível nacional. Os dois elementos envolvidos nesta iniciativa vão, em Agosto próximo, deslocar-se a Nova Dehli, para um concurso internacional.