The Hardest Way To Make an Easy Living


The Streets

Por: Fábio Pereira

A personalidade indiscutível de Mike Skinner volta dizer das suas com “The Hardest Way To Make an Easy Living”. É o retorno depois de mais uma recolha de factos vividos e outros presenciados, porque a vida de Mike Skinner até dá um livro bem volumoso. É um retrato raio-x do corpo e alma de um cantor que já este ligado a outro tipo de ressacas, um passado de excessos. Bem-vindos ao Hip Hop hooligan de Mike Skinner.
O estado de ressaca e “The Hardest Way To Make an Easy Living” são indassociáveis. É uma ressaca de alguém que viveu a pura violência da vida e passeou pelas amarguras mundanas. As emoções contidas nas palavras de Skinner mostram o que passeia por um corpo ainda mutilado pelo lado obscuro da sociedade. É a pornografia das palavras num disco onde as letras são a arma de defesa e, ao mesmo tempo, de arremesso contra o pior que o mundo pode oferecer.
É o espelho de uma alma corrompida pelo Diabo, um álbum de quem viveu as amargosas delícias do inferno mundano. Drogas, orgias, crime, igreja, formam o império do terror, comum a todos nós, que Skinner apresenta com uma estranha subtileza. É um disco que vai contra os novos-ricos e o seu tremendo mau gosto. Um mau gosto que putrificou uma sociedade que parecia incorruptível. Um estilo sarcástico, terrivelmente eficaz, com um humor debitado num cockney, que destrói a sintaxe e é acompanhado de uma semântica, interpretação vale-tudo.
Os sons UK Garage, tão característicos dos álbuns anteriores, abandonam Skinner em “The Hardest Way To Make an Easy Living”. Sendo substituídos por um soul em instrumentais minimais, mais visível em “All Goes Out The Window”. É um disco em que só os graves conseguiriam meter um elefante a dançar. Mike Skinner, ainda na ressaca do mundanismo, é um cantor que sabe para onde vai, o que quer, e o que as pessoas oiçam quando de fala de The Streets.
“The Hardest Way To Make an Easy Living” é um album de um rapper que está descontente com o mundo que o rodeia. Um álbum com letras que desesperadamente tentam encontrar aquilo que à muito se perdeu…