O primeiro-ministro entregou um apoio financeiro aos BVC no passado mês de Abril
Apoio para auto-escada
PS critica bombeiros

Segundo os vereadores socialistas na autarquia, as críticas dos Bombeiros “não são sérias nem honestas”, pois o Governo, com este apoio, cumpriu uma promessa.


NC/Urbi et Orbi


“Não é sério nem honesto” da parte dos Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC) criticarem o subsídio atribuído pelo Governo para a compra de uma auto-escada, considera Serra dos Reis, vereador socialista na Câmara da Covilhã.
José Sócrates, na sua deslocação à Covilhã para a inauguração da Faculdade de Ciências da Saúde, dia 30, atribuiu à corporação um apoio de 312 mil euros, que corresponde a 80 por cento de uma plataforma de salvamento em altura de 33 metros. Mas a direcção e o comandante dizem que as necessidades actuais da cidade justificam um equipamento de 42 metros, para salvamentos em apartamentos de 12 e mais andares.
O vereador da oposição lamenta que o gesto do primeiro-ministro tenha sido desvalorizado e fala na “sintonia que existe entre a autarquia e a direcção dos bombeiros” para justificar as declarações dos responsáveis da corporação. “Se o apoio fosse para uma de 42 metros diriam que queriam uma de 52 metros ”, ironiza Serra dos Reis.
“A base da auto-escada está aqui”, realça Miguel Nascimento, o outro vereador socialista, que considera ter sido feito um “circo mediático” em torno da plataforma e salienta que se tratou de “uma promessa do Partido Socialista que foi cumprida pelo Partido Socialista”.
Os Bombeiros da Covilhã já adiantaram que vão conversar com a autarquia no sentido de conseguirem o financiamento da diferença para uma auto-escada acessível a mais de 12 andares. Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, frisa que não se pode ser “mal agradecido”, porque “é melhor ter 60 mil contos que nada” e acrescenta que este mês vai reunir com a corporação. O edil sublinha ainda que o preocupa a eventualidade de o apoio do Governo apenas poder ser aplicado na auto-escada indicada pelo Governo, de 33 metros.