Dia Internacional dos Museus
Várias actividades para atrair jovens

No próximo dia 18 de Maio comemora-se pelo 28º ano o Dia Internacional dos Museus. Uma efeméride que em 2006 vai estar subordinada ao tema “Museus e os Jovens. O Museu dos Lanifícios da UBI vai assinalar a data com várias actividades.


Por Eduardo Alves

O Museu da Lanifícios da UBI apresenta um vasto programa

Entre 18 e 20 de Maio, o Museu de Lanifícios da UBI vai comemorar o Dia Internacional dos Museus, um evento promovido pelo ICOM, da UNESCO. A este evento, vai também juntar-se a Noite dos Museus, uma acção promovida pelo Ministério da Cultura e das Comunicações de França.
“Os museus e os jovens” dão nome às iniciativas deste ano para assinalar o dia internacional. Para o dia 18, o Museu dos Lanifícios tem projectadas diversas iniciativas. Entre as 9 e as 18 horas decorrem visitas guiadas ao Núcleo da Real Fábrica de Panos e da Real Fábrica Veiga. Vão também estar patentes, exposições temporárias compostas por um conjunto de trabalhos de poesia e aguarelas, intitulado Watermarks e um trabalho de pintura, que dá pelo nome de Olhares, bem como uma mostra temática, intitulada “No princípio é a lã, cultura pastoril”. Durante todo o dia, estes núcleos museológicos acolhem também um recital de poesia de Kasia Krenz, para além do visionamento dos filmes “Rotas da Transumância” e “Produção de Queijo Artesanal”. O museu promove também ateliers de oficinas têxteis.
Para a “Noite dos Museus”, marcada para 19 de Maio, os núcleos museológicos agregados à UBI vão receber o “Torno da Noite nas Fábricas Reais da Covilhã”. Uma iniciativa que tem início às 21 horas e 30 com visitas aos núcleos museológicos e que conta também com a exibição da peça “Teatro Virtual”, da autoria de António Abernú, representada pela Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA). No dia 20 de Maio, para as 21 horas e 30, o Museu de Lanifícios da UBI apresenta um concerto musical e uma horas mais tarde, a peça teatral MNEMOSINE, uma performance que aborda a memória desenvolvida pela ASTA e a companhia madrilena medea_73.
A ASTA desloca-se também aBragança, mais precisamente ao Museu do Abade de Baçal, no dia 18, onde apresenta, pelas 15 horas e 30, uma conferência subordinada ao “Cruciform Theatre” – Arquitectura em vez de figuras, alusiva ao projecto que dá pelo mesmo nome.