“Mais Perto das Nuvens, Mais Perto dos Sonhos”
Curta-metragem feita por crianças
do Fundão premiada na República Checa

“Mais Perto das Nuvens, Mais Perto dos Sonhos” nasceu no Fundão e foi o único documentário em animação a representar Portugal no Anifest 2006 . O festival decorreu no início de Maio em Trebon.


Por Cátia Felício

O filme alcançou um prémio na República Checa

O documentário em animação feito por crianças do Fundão recebeu o primeiro prémio na quinta edição do Festival Internacional de Animação Anifest 2006. “Mais Perto das Nuvens, Mais Perto dos Sonhos” é o resultado final do Projecto Frame a Frame 2005, desenvolvido pela Cooperativa Cinema Jovem.
Após a sua estreia no Programa Escolas do IMAGO 2005, no Fundão, “Mais Perto das Nuvens, Mais Perto dos Sonhos” deu a conhecer-se no estrangeiro. A curta-metragem conquistou agora o Prémio para Melhor Filme Feito por Crianças na edição deste ano do festival Anifest. O evento decorreu na cidade de Trebon, na República Checa, entre 4 e 10 de Maio. “Mais Perto das Nuvens, Mais Perto dos Sonhos” foi coordenado por Nélson Fernandes e Rodolfo Pimenta, que estiveram presentes em Trebon.
A Cooperativa Cinema Jovem está orgulhosa do prémio e do que esta distinção representa para o concelho do Fundão. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal do Fundão e do programa Ver do ICAM – com os alunos de seis turmas do Agrupamento de Escolas “Terras do Xisto” , do concelho do Fundão.

Filme de realizador do Fundão em competição em Hamburgo

“O Espírito Está Pronto, Mas a Carne É Fraca” é o filme de Rodolfo Pimenta, realizador do Fundão, seleccionado para a 22ª edição do Kurz Film Festival . O evento é considerado um dos mais importantes festivais de curtas metragens da Europa e decorre entre 31 de Maio a 5 de Junho, em Hamburgo, na Alemanha.
O filme “O Espírito Está Pronto, Mas a Carne é Fraca” – que integra o DVD do Projecto VS 2005, estreado no IMAGO 2005, integra assim a lista de filmes seleccionados para a competição “No Budget”.