A formação do Tortosendo conseguiu duas vitórias

Basquetebol
Unidos terminam época com duas vitórias

No passado fim-de-semana, o Unidos do Tortosendo despediu-se da Taça Nacional de Cadetes Femininos com duas vitórias sobre a Diogo Cão, de Vila Real, a quem venceu por 53-50, e sobre o Instituto D. João V, de Leiria, que bateu por 101-37.


NC/Urbi et Orbi


Contra as transmontanas, o Unidos apenas pôde apresentar oito jogadoras, faltando duas titulares habituais. Perdera nos três jogos anteriores disputados contra esta equipa, que veio ao Tortosendo na sua máxima força. No entanto, em nova demonstração de garra (mais uma), as jogadoras do Unidos souberam pressionar as adversárias, iniciando muito bem o jogo e ganhando uma boa vantagem no marcador. Viriam a ver-se em desvantagem ao intervalo, mas no terceiro e decisivo período conseguiram atacar com inteligência, em excelente estratégia desenhada pelo treinador Pedro Farinha, que alterou completamente a concepção normal do jogo, colocando como base uma das suas postes e fazendo jogar as outras bases como extremos.
No último quarto, o acerto da linha de lance livre, a defesa e a coragem das jogadoras do Tortosendo fizeram o resto, deixando público e atletas em euforia, por se tratar de uma importantíssima vitória.
No dia seguinte, num jogo sem história contra uma equipa menos experiente e mais jovem, o Instituto D. João V de Leiria, o Unidos averbou nova vitória, por 101-37. Terminava assim uma época na Taça Nacional em que o Unidos do Tortosendo esteve em bom plano, apesar das contrariedades – em particular as lesões de jogadoras habitualmente titulares – que impediram esta equipa de disputar, de igual para igual, um grande número de jogos. Não tivesse havido este problema e, muito provavelmente, o Unidos teria vencido a Académica em casa, onde venceu todos os jogos menos esse, com destaque para as vitórias sobre o Guimarães, Diogo Cão de Vila Real, e o extraordinário jogo com a Escola Limiana.
Estão de parabéns as jovens jogadoras do Unidos e o seu treinador que, em representação do Distrito, tão boa conta deram de si. Ao que tudo indica, o conjunto beirão irá terminar na quarta posição, apesar de algumas equipas ainda terem jogos em falta.