Cerca de 700 jovens estiveram na Covilhã
XXIV Olímpico Jovem 2006
"Cidade neve" é capital do desporto

Cerca de 700 jovens transformaram, durante dois dias, a Covilhã, na capital nacional do desporto. O complexo desportivo da cidade acolheu as diversas provas onde participaram atletas de várias categorias.


Por Eduardo Alves


Uma cerimónia singular marcou o arranque de um fim-de-semana repleto de actividades desportivas na cidade da Covilhã. A vigésima quarta edição do Olímpico Jovem começou com o desfile dos atletas entre a Avenida Frei Heitor Pinto e a Praça do Município. Foi no centro da cidade, que a comitiva oficial aguardou a chegada da chama olímpica.
Os participantes neste evento desportivo acompanharam os metros finais de uma atleta da Covilhã que carregou a tocha olímpica desde a Rotunda do Rato até à Praça do Município, onde foi entregue a Naide Gomes e Mário Aníbal, os patronos desta edição. A marcar presença no arranque destas provas, Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do desporto, Alzira Serraqueiro, Governadora Civil de Castelo Branco, José Mota, presidente da Federação de Atletismo, Vítor Mota, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, José Coelho, da Associação distrital de Atletismo de Castelo Branco e Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã. Do executivo autárquico estiveram ainda vários vereadores.
José Mota, da Federação de Atletismo refere que esta iniciativa “tem sido uma das provas que mais ajuda a revelar atletas de grande nome”. Como exemplo aponta Mário Aníbal, patrono desta edição “e um dos desportistas que mais troféus alcançou”. Agora fora das competições, Mário Aníbal não deixa de salientar que começou a competir, em termos profissionais, nas edições do Olímpico Jovem.
Perante diversos representantes, Carlos Pinto, presidente da autarquia, lembrou a capacidade das infra-estruturas presentes na cidade “para albergar um evento desta natureza e desta dimensão”. O social-democrata sublinhou, uma vez mais, as potencialidades do complexo desportivo, palco das competições entre os atletas vindos de todo o País.
As provas passaram depois para o Complexo Desportivo da Covilhã. Cerca de 700 atletas participaram nas provas de 80, 100 e 110 metros barreiras e 400 metros ; salto em altura, salto em comprimento, triplo salto, lançamento do dardo. Também se disputaram campeonatos de 3 mil metros, e 4 mil metros marcha. As provas contaram com as camadas juvenis e iniciados masculinos e femininos.