Este projecto espera implementar as novas tecnologias nas zonas rurais

Fundão
Plano Digital leva novas tecnologias
às freguesias


O Plano Fundão Digital, apresentado na passada segunda-feira, tem como objectivo levar a todas as freguesias, e a algumas associações, serviços públicos de Internet.


NC/Urbi et Orbi


Dentro de dois meses deverá estar a funcionar no concelho do Fundão uma rede pública de Internet que fará chegar este serviço a 35 sítios diferentes, 24 deles geridos por juntas de freguesia e 11 por associações. Os protocolos foram assinados na passada semana, na Biblioteca Eugénio de Andrade, sendo que este projecto passa a ser denominado de Plano Fundão Digital. “Dentro de dois meses os espaços estão todos abertos” assegura o vereador Paulo Fernandes.
Assim, pretende-se a descentralização de serviços da sede de concelho proporcionando à população o contacto com as novas tecnologias de informação e comunicação, que neste caso passam pela disponibilização dos serviços da Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade e do Espaço Internet do Fundão.
Este novo serviço vai ter ligação privilegiada com as salas de leitura existentes e com os Kit's Informáticos distribuídos pelas freguesias do concelho, permitindo assim a criação de uma rede de equipamentos descentralizados e itinerantes constituídos por bibliotecas locais, mediatecas e ludotecas, apoiando as escolas e os pais na criação de espaços de tempos livres, tantos reais como virtuais.