Manteigas
Crise económica preocupa autarca

São precisos novos empreendedores, com novas oportunidades de investimento, para combater a crise de emprego e fixar pessoas no concelho de Manteigas. Foi esta a ideia deixada pelo autarca local, José Manuel Biscaia, na passada semana, no seminário “Manteigas: sustentabilidade, participação e qualidade de vida”, organizado pela AMS (Associação Manteigas Solidária), entidade executora do projecto Progride.


NC/Urbi et Orbi

José Manuel Biscaia refere que Manteigas precisa de empreendedores

Direccionado para empresários do concelho, representantes de diversas entidades e pessoas à procura de oportunidades, particularmente jovens empreendedores à procura de uma oportunidade de investimento, esta iniciativa reuniu à mesma mesa diversos agentes que podem incentivar e implementar o emprendedorismo nas suas diferentes aplicações.
Na qualidade de presidente da AMS, José Manuel Biscaia, na abertura dos trabalhos, referiu a crise actual que vive o concelho de Manteigas. Porém, segundo o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, as condições naturais do concelho constituem por si só, uma oportunidade nas potencialidades turísticas. Patrão considera o património natural, nomeadamente, o Vale Glaciar uma potencialidade turística que pode trazer muitas oportunidades ao concelho.
Apostar nas pessoas, através da formação profissional a nível da reconversão, entendeu Armando Reis, do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda, ser muito necessário ao concelho depois da crise de emprego que se vive com o definhamento da indústria na região.
A terminar, tempo ainda para ouvir os testemunhos de dois empreendedores do concelho de Manteigas. Na área do artesanato. João Clara D´Assunção tem desenvolvido e perpetuando a tecelagem artesanal, introduzindo aspectos inovadores no desenvolvimento da actividade que continua a ser uma das imagens de marca de Manteigas.
Outro exemplo vem de um jovem empreendedor, no sector do Turismo Aventura. Carlos Rodrigues, da empresa Geração Sem Limites, demonstrou através do seu testemunho que dadas as condições naturais do concelho a prática do Desporto aventura é uma actividade sustentável, perante a experiência vivida no Skiparque.