O acordo com o CIVEC reforça a ligação das instituições
UBI assina protocolo com CIVEC
Apostar mais na formação têxtil

A indústria têxtil continua a ser uma das mais importantes no nosso País. Disso mesmo deram conta alguns participantes das II Jornadas Internacionais de Arte e Moda que decorreram na UBI, onde foi também formulado um protocolo entre a instituição de ensino superior e o CIVEC.


Por Eduardo Alves


A cumprir 25 anos de existência o Centro de Formação Profissional da indústria de Vestuário e Confecção (CIVEC) formula agora um novo protocolo com a UBI. O documento foi assinado no último dia das II Jornadas Internacionais de Arte e Moda, que decorreram na instituição covilhanense.
Esta ligação “que já não é de agora”, recorda Santos Silva, reitor da UBI, visa reforçar os laços que unem as duas instituições. Espera-se, com esta parceria, o acesso mais facilitado aos estudos e instalações da UB, por parte do CIBEC. Uma forma da universidade marcar presença “no melhoramento do sector do têxtil e do vestuário”, recorda Santos Silva. Este protocolo prevê ainda a realização conjunta de seminários, conferências e formações.
José Ernesto da Cruz Matias, presidente do CIVEC recorda que a ligação deste centro à UBI “sempre foi permanente”. Este protocolo vem acentuar “ainda mais as parcerias que são desenvolvidas em diversas áreas”. Este responsável aproveitou ainda a ocasião para lembrar que o CIVEC “foi o primeiro centro de formação a aparecer no sector do vestuário e da confecção”. Uma área que nos últimos tempos “não têm conhecido dias fáceis”. Mas os responsáveis esperam que a aposta na qualificação da mão-de-obra e o aparecimento de unidades fabris a produzir “tendo em vista a qualidade” possa modificar este cenário de crise.