Conferência de gestão
Certificação de empresas em debate

Espanha tem dez vezes mais empresas certificadas que Portugal. Sarsfield Cabral e Pedro Saraiva explicam a importância da certificação, num país que tem mais de quatro mil empresas com certificado.


Por Cátia Felício

Os alunos da UBI procuraram esclarecimentos sobre os novos métodos de avaliação

“O que é que o certificado quer dizer?”. Sarsfield Cabral levanta a questão na conferência “Qualidade: da certificação à excelência organizacional”, realizada dia 9 no anfiteatro 6.1. E garante que o certificado é um esquema voluntário que hoje em dia “é quase como uma carta de condução”.
Abordando a qualidade da concepção, a da conformidade e a do serviço, diz que “não há qualidade absoluta, esta é sempre relativa”. E realça ainda que outro factor muito importante é a organização. Associada à garantia da qualidade, acrescenta que os conceitos que têm vindo a evoluir nasceram do controlo de qualidade e confiança. “A garantia de qualidade é o conjunto de todas as acções planeadas e sistemáticas para conferir a confiança adequada de que um produto ou serviço satisfará determinadas necessidades”.
Destaque durante todo o discurso de Sarsfield para as normas ISO 9000:1994. Apesar das críticas que estas normas já suscitaram, o professor garante que muitas empresas beneficiaram do sistema. Com o ISO 9000: 2000 surgem novas normas e sobe-se um patamar.
Satisfação do cliente, melhoria contínua e certificação dos sistemas de qualidade também foram temas abordados por este orador. “O que hoje em dia não está certificado é muito estranho” e adianta que estar certificado significa que obedece aos requisitos mínimos.
Pedro saraiva foi o segundo a orador da conferência organizada pela UBIGest – Núcleo de estudantes de gestão. O discurso ficou pautado pela necessidade de uma estratégia para a qualidade. E faz uma analogia entre pessoas e empresas. “Em cada cem pessoas encontro cinco que têm a luz acesa”, que são aqueles que dão contributo para a qualidade. Além de apresentar modelos de excelência, explica que evoluir por níveis de excelência permite ainda às empresas concorrer a prémios nacionais e internacionais.

Certificação em números

Em Dezembro de 2000, Portugal tinha cerca de cem empresas certificadas. Passado quatro anos, o número ascende aos 4753. Comparando com Espanha, o país vizinho tem “dez vezes mais empresas certificadas que nós” explica Sarsfield.
Dados da ISO revelam também que em 2001 havia, a nível global, cerca de 44 mil empresas certificadas. Em 2004, este valor situa-se em mais de 670 mil empresas. A China é o país do mundo com mais empresas com certificado.