Festa da Lusofonia
Para um cinema pensado em português

A mostra cinematográfica dos alunos de Cinema da UBI, que passou na Cinubiteca, é o contributo desta licenciatura para a Festa da Lusofonia.


Por Lidiane Oliveira

Esmeraldo Baptista e Gonçalo Brito, alunos de Cinema e organizadores da Mostra Cinematográfica

"Pensar em Português" foi o nome escolhido para a Mostra Cinematográfica dos alunos de Cinema da UBI que decorreu nos dias 8, 9 e 10 de Maio, na Cinubiteca, no âmbito da Festa da Lusofonia.
Esmeraldo Baptista, aluno do curso de Cinema e um dos organizadores da mostra, explica que já é um hábito da Festa da Lusofonia envolver vários cursos da UBI na promoção da cultura portuguesa. Este ano o curso de Cinema foi um dos escolhidos para dar o seu contributo para a festa.
Para Esmeraldo "apesar dos trabalhos apresentados não terem nenhuma temática delineada exprimem todos formas de pensar em português". Segundo o organizador os objectivos desta mostra prendem-se principalmente com a divulgação dos trabalhos feitos pelos alunos de cinema mas também pretende fomentar o hábito de ver cinema feito em português. "É  preciso educar o gosto da audiência para assim potenciar futuros públicos".
Como aluno diz que o maior contributo desta mostra é "o feedback por parte do público, é sempre bom receber uma crítica construtiva e ficar a saber o que pensam do nosso trabalho".
Kátia Brito, aluna do segundo ano de Cinema e autora de uma das curtas apresentadas afirma que iniciativas como estas são muito produtivas, "há uma grande satisfação em poder mostrar os nossos trabalhos pois já que queremos ser futuros cineastas gostamos de saber o que as pessoas pensam sobre o que estamos a fazer".
Marisa Medeiros, também aluna do segundo ano de Cinema, espera que eventos como este se repitam, mas com uma maior aposta na divulgação dentro e fora da Universidade. "É muito positivo mostrar para fora da universidade aquilo que andamos a aprender". Uma iniciativa feita principalmente para os alunos da UBI que queiram conhecer o cinema feito na instituição mas também realizado para o público em geral apreciador de cinema.