A falta de verbas está a impedir a participação de atletas da UBI nos torneios, adianta Luís Ferreira
Balanço da Época Desportiva 2005/2006
Menos medalhas para a UBI

A falta de verbas impediu alguns atletas de competirem nos torneios nacionais. Em 2006, o desporto na UBI arrecadou apenas perto de sete medalhas, contra as 19 conquistadas na época anterior.


Por Cátia Felício


Na época anterior, o desporto na UBI voou mais alto e chegou a competir em Itália entre os melhores. Este ano as medalhas são um terço das arrecadadas há um ano atrás.
As novidades foram o Dia Desportivo, inserido na Recepção ao Caloiro e a Praxe Desportiva. O sector de desporto dos SASUBI e a secção desportiva da AAUBI organizaram ainda a segunda edição do torneio “24 horas de futsal”.
Cerca de 200 alunos estiveram inscritos durante este ano lectivo nas actividades desportivas da UBI. A actividade com menos adesão foi o andebol feminino, enquanto o futsal masculino continua a ser uma das modalidades com maior destaque. Na época anterior, a nível de futsal, “fomos campeões nacionais e até fomos a Itália. Ficámos em sétimo lugar e havia 15 equipas a disputar o título”, conta Rosa Domingues. Responsável pelo sector de desporto dos Serviços de Acção Social da Universidade da Beira Interior (SASUBI), adianta que, este ano, cerca de 80 por cento dos elementos da equipa saiu por vários motivos. Alguns jogadores que saíram já faziam parte da equipa de futsal da UBI há cinco anos.
No que toca às dificuldades financeiras, Luís Ferreira diz que “há treinos, mas é desmotivante depois não ir aos torneios”. No primeiro semestre, os atletas de várias actividades ainda tiveram a possibilidade de ir aos torneios. No entanto, no segundo semestre, dificuldades financeiras impediram várias modalidades existentes na UBI de competir a nível nacional. “Não tem havido verbas para a competição desportiva”, diz Luís Ferreira, da secção desportiva da AAUBI.
E faz um balanço negativo da época desportiva 2005/2006. “Comparando com o ano anterior é um balanço negativo em termos de competição. No ano passado ganhámos 19 medalhas e neste momento temos sete medalhas”. Uma delas foi conquistada por Telma Silva, em atletismo de pista coberta. Recebeu medalha ao ficar em segundo lugar nos 800 metros . As outras medalhas foram conquistadas no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de taekwondo. Cinco na prova de combates e uma na técnica.
No badminton, ténis e ténis de mesa alguns alunos ainda conseguiram apurarem-se para a fase final dos CNU's, no entanto, o esforço não chegou para conseguir um lugar no pódio.
No dia 6 de Junho, como acontece todos os anos no final de cada época, há um jantar de encerramento do ano desportivo. Todas as actividades promovidas pelo sector de desporto e secção desportiva dos SASUBI estão disponíveis no site: http://www.ubidesporto.blogspot.com/.



As próximas actividades

Este ano, até ao momento, apenas foram conquistadas sete medalhas

Na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, assiste-se à fase final de voleibol de praia em Vila Nova de Gaia, na praia da Madalena. A UBI faz-se representar pela dupla feminina Carla Presa e Cláudia Presa e, na dupla masculina, por André Andrade e Bruno Dias. 
No próximo domingo, dia 21 de Maio, pelas 16 horas, a UBI recebe a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), naquele que será o primeiro jogo dos “play-off”. Recorde-se que a UTAD é o primeiro classificado da zona norte, jogando assim contra o quarto classificado da zona sul. O CNU de escalada, onde a UBI detém o título de campeã nacional, na prova masculina, ainda está por calendarizar.