A conferência decorreu na Biblioteca Central da UBI
Conferências & Colóquios 2006
Um olhar sobre o pensamento de Paul Ricoeur

Fernanda Henriques, professora da Universidade de Évora e dedicada estudiosa da obra de Paul Ricoeur, foi a convidada do Instituto de Filosofia Prática (IFP) para esta penúltima conferência que pretende ser um contributo para os alunos do quarto ano de Filosofia mas também para os investigadores do IFP.


Por Lidiane Oliveira


No âmbito das Conferências & Colóquios 2006, organizadas pelo Instituto de Filosofia Prática da Universidade da Beira Interior, decorreu no passado dia 17 de Maio na Sala dos Seminários do Edifício da Biblioteca Central da UBI a conferência Alteridade e o trágico no pensamento do filósofo Paul Ricoeur.
A conferencista Fernanda Henriques da Universidade de Évora possui um longo percurso na análise do autor e é autora de obras como Filosofia e literatura: um percurso hermenêutico com Paul Ricoeur e Paul Ricoeur e a simbólica do mal.
Fernanda Henriques que salienta a importância da troca de pesquisas entre as Universidades congratula o Instituto de Filosofia Prática (IFP) por dar voz aos pesquisadores nacionais. Confessa que foi Kant que a levou até Ricoeur e assume-se como uma feminista convicta que pensa como um homem.
A Professora Auxiliar na Universidade de Évora faz parte do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida dedicando-se à Comissão para a Igualdade e para os Direitos da Mulher e afirma que a obra de Ricoeur tem contribuído muito para o desempenho da sua função de conselheira.
Fernanda Henriques quis apresentar Ricoeur através das suas obras paradigmáticas o que segundo o coordenador do IFP, José Manuel Santos é muito positivo para os alunos do quarto ano de Filosofia que podem aproveitar o conteúdo das conferências como complemento do seminário de licenciatura.
Outro aspecto positivo destas conferências, segundo o Professor Santos, é o facto de “trazer pessoas que estão a trabalhar na mesma área da Unidade de Investigação do Instituto de Filosofia Prática criando assim um intercâmbio científico a nível nacional e internacional”.
O aluno do quarto ano de Filosofia, Rui Saraiva, afirma que iniciativas como estas “são muito importantes pois constituem uma forma de contactar com pessoas que estão por dentro dos assuntos e que por vezes expõem um ponto de vista diferente a cerca das temáticas abordadas nas aulas.
Para o coordenador do IFP ficam assim realizados dois objectivos, o de falar para os alunos de Filosofia e o de falar para os investigadores do Instituto de Filosofia Prática.