Os alunos de Medicina assistiram a diversas palestras
III Jornadas Científicas de Medicina
Endocrinologia em debate

Vários profissionais da área da Saúde marcaram presença nas III Jornadas Científicas de Medicina. Endocrinologia foi a especialidade médica que dominou o encontro, tendo-se abordado diversas doenças relacionadas, como sejam diabetes, obesidade, problemas de tiróide e de crescimento. Despertar um espírito analítico nos alunos das ciências da saúde, mediante casos clínicos, é o desafio deixado para o futuro.


Por Amélia Costa


Desde há três anos que o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI) organiza, pelo mês de Maio, jornadas dedicadas a diferentes áreas da Medicina. Endocrinologia foi a especialidade médica escolhida para este ano. Doenças frequentes como a diabetes, a obesidade e tumores da tireóide foram apresentadas por vários médicos e professores de medicina, no anfiteatro 8.1 do pólo das Engenharias. Considerado o pior acidente ambiental da história, a explosão da central nuclear de Chernobyl, em 1986, provocou graves consequências ao nível da saúde humana.
O cancro da tiróide foi um dos efeitos na saúde das populações afectadas pelo desastre nuclear. “No após Chernobyl, verificou-se um aumento de carcinomas da tiróide. Adultos e sobretudo crianças receberam grandes doses de radiação, incluindo um tipo de iodo facilmente absorvido pela glândula tiróide”, explicou Paula Soares, professora do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, acrescentando ainda que “o cancro é visto como uma doença genética mas, paradoxalmente só 5% dos cancros são hereditários”.
Sância Ramos, da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, falou sobre a diabetes referindo a sua própria experiência como diabética. Sância Ramos apresentou os vários sintomas da diabetes, chamando a atenção para a necessidade de mudança do estilo de vida no que diz respeito à actividade física e à alimentação que esta doença impõe. No entanto, salientou que “o ideal é pensar-se que se pode comer tudo, mas que não se deve. O diabético não deve ser um doente obsessivo, pois trata-se de uma doença crónica para toda a vida”.
As jornadas de medicina terminaram com uma apresentação sobre hormonas de crescimento, a cargo do professor Davide Carvalho da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM). Fazendo uma analogia com anões, ciclopes e vilões, Davide Carvalho identificou possíveis situações onde existe carência ou excesso de hormonas de crescimento.
Segundo Cecília Vilaça, coordenadora do Departamento Cientifico do MedUBI, as jornadas científicas de Medicina são dirigidas a todos aqueles que se interessam por temas ligados à saúde, em especial, aos alunos de Medicina, Ciências Biomédicas e Bioquímica. Cecília Vilaça afirma existir por isso, “um grande cuidado na escolha dos temas, de forma a serem comuns e de interesse nas diferentes áreas”.
Para o ano, as IV jornadas de Medicina poderão realizar-se numa data diferente “Até agora temos feito esta actividade no mês de Maio, onde temos a semana académica, a bênção das pastas e talvez por isso não tenhamos tido muitos alunos presentes nas jornadas”, explicou Cecília Vilaça.