Pacheco Pereira veio falar sobre livros à Covilhã
Rede Afectos 2006
Bibliotecas reunidas na Covilhã

Juntar profissionais ligados às bibliotecas escolares e mostrar as potencialidades destas estruturas foram algumas das finalidades do encontro “Rede de Afectos” que decorreu na Biblioteca Municipal da Covilhã.


Por Eduardo Alves


Para além dos workshop's, das exposições e dos debates entre os participantes, o que marcou o dia dedicado aos livros foi a palestra de José Pacheco Pereira. O historiador e conhecido político deslocou-se à Covilhã para participar na Rede Afectos 2006. Um evento que decorreu na biblioteca municipal da “cidade neve” e que contou com a presença de várias dezenas de professores e auxiliares de acção educativa.
Autor da biografia de Álvaro Cunhal e historiador, Pacheco Pereira falou sobre a possibilidade de “não existirem leitores”. Com o aparecimento de novas formas de cultura de massas “como foi a rádio, depois a televisão e agora os telemóveis e a Internet”, os leitores transformam-se, recorda o autor do blogue Abrupto.
Na Covilhã, Pacheco Pereira explicou que algumas coisas que estão a ocorrer agora “fazem parte de um grande processo evolutivo”. Isto porque, segundo este historiador, as várias tendências que afectam o quotidiano “fazem parte de uma plena revolução tecnológica que também tem transformações sociais”. Essas mudanças na mentalidade colectiva passam também pelos livros. O muito tempo que os jovens dispensam à televisão, aos computadores e a outras formas de cultura, “deixa o livro para um lugar secundário”. Mas faz também com que “as pessoas deixem de ver a diferença entre o real e o imaginário”.
No entender do orador, as bibliotecas escolares e os responsáveis destas têm agora um importante papel. A ajuda na descoberta dos livros e do prazer da leitura pelos mais jovens são alguns dos objectivos destas estruturas.

Uma ligação de vida

Anabela Quelhas, responsável pela coordenação deste evento explica que o objectivo principal desta acção passa por “juntar profissionais que tenham a ver com bibliotecas escolares e com as acções desenvolvidas por estas”. A Rede Afectos, que decorre em várias cidades portuguesas, pretende dar mostras das potencialidades das bibliotecas escolares e municipais, quando ligadas entre si. Aumentar essa interacção e promover diferentes actividades foram temas abordados durante o dia de trabalhos. Escolas de todo o concelho marcaram presença, segundo a responsável. Para Anabela Quelhas, o resultado final desta acção “foi muito positivo” até porque “resultaram daqui novos desafios”. O futuro passa por criar duas novas bibliotecas escolares e viabilizar mais acções conjuntas entras as escolas e a biblioteca municipal.