Por Cátia Felício



A FADU vai estar presente no campeonato mundial

A FADU está a preparar-se para o 10º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, que acontece este ano entre 27 de Agosto e 3 de Setembro. O campeonato tem lugar na cidade polaca de Poznan e é organizado sob a égide da FISU, com o patrocínio FIFA.
A Selecção Universitária de Portugal terá orientação técnica do Seleccionador Nacional da modalidade, Orlando Duarte . Os três estágios de preparação acontecem no Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, no Instituto Politécnico de Leiria e o último no centro de estágios de Rio Maior, durante o mês de Agosto. Após os treinos de preparação, a FADU parte de seguida para a Polónia.
Em 1992, a FADU participou pela primeira vez no Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Na altura, assinalava-se a terceira edição do WUC (World University Championship) e Portugal foi a Palma de Maiorca (Espanha), onde conseguiu o quinto lugar.
A melhor classificação da FADU foi o quatro lugar, conquistado entre a quinta e a sétima edição da modalidade. O Campeonato Mundial Universitário de Futsal já foi disputado em Portugal. Em 1998, a Selecção Universitária nacional enfrentou os melhores do mundo em Braga e assegurou o quarto lugar. Este ano, com a Selecção portuguesa, viajará também o árbitro internacional António Cardoso , nomeado para este evento.




Classificação da selecção portuguesa nas edições anteriores



9º WUC (2004) Palma de Maiorca (Espanha) 5º lugar

8º WUC (2002) Nyiregyhaza (Hungria) 7º lugar

7º WUC (2000) João Pessoa (Brasil) 4º lugar

6º WUC (1998) Braga (Portugal) 4º lugar

5º WUC (1996) Jyvaskyla (Finlândia) 4º lugar

4º WUC (1994) Nicósia (Chipre) 7º lugar

3º WUC (1992) Málaga (Espanha) 7º lugar

2º WUC (1990) Parma (Itália) Não participou

1º WUC (1982) São Paulo (Brasil) Não participou