As melhores formas de abordar a comunicação foram discutidas na Covilhã
I Jornada de Comunicação
Delinear estratégias

Reflectir sobre a natureza estratégica da comunicação, e conhecer um pouco da realidade dos recém-licenciados em comunicação, foram os principais objectivos da jornada que decorreu no dia 24 de Maio, na UBI.


Por Esmeraldina Costa


Através da intervenção de vários especialistas na área da comunicação, esta jornada salientou a importância da comunicação estratégica, e mostrou também uma visão mais real do cenário que espera os recém-licenciados no mercado de trabalho. A organização desta iniciativa foi levada a cabo por oito finalistas da licenciatura em Ciências da Comunicação da UBI, no âmbito da disciplina de Atelier de Relações Publicas e Publicidade.
Na parte da manhã, o evento contou com a participação de três antigos alunos da universidade que relataram as suas experiências enquanto estagiários, e apresentaram uma série de “estratégias” a adoptar no primeiro emprego. Os três licenciados estão neste momento a trabalhar como Relações Públicas há cerca de dois anos, e apresentaram várias dicas para procurar emprego. O primeiro painel intitulado “caminhos profissionais” representou segundo uma das organizadoras da jornada, Sofia Farinha, uma forma de os “alunos saberem aquilo que os espera muito brevemente, quando finalizarem o curso” explicou.
Numa vertente mais técnica, diversos profissionais na área da comunicação estratégica, expuseram os seus trabalhos no segundo painel do evento, clarificando alguns aspectos do tipo de comunicação que é adoptado pela sociedade e por empresas e instituições. Cláudia Vau foi a primeira oradora deste painel e demonstrou o papel que as relações públicas desempenham na responsabilidade social. A intervenção de Herlander Elias, investigador na área da cultura dos media, figurou como a apresentação mais “polémica” da jornada, e incidiu em várias interrogações face ao comportamento cada vez mais estereotipado dos jovens, face à globalização das novas tecnologias, numa intervenção centrada em torno do tema “a sociedade optimizada pelos media”. Jorge Coelho da agência de comunicação Hill and Knowtoln, foi o último orador desta acção e procurou mostrar que as relações públicas funcionam como um suporte de credibilidade de várias empresas e clientes, que para se defenderem de possíveis escândalos recorrem cada vez mais às relações públicas em prol da publicidade.
Os objectivos da jornada estavam especialmente dirigidos aos alunos de Ciências da Comunicação, mas durante todo o dia alunos de outros cursos, como Design Multimédia, Marketing ou Cinema assistiram ao evento, que representa um dos projectos finais desenvolvidos no atelier de relações públicas e publicidade.
Os alunos que frequentam este atelier desenvolvem ainda projectos como a organização de “Os dias da UBI”, um projecto de publicidade que este ano incidiu sobre uma campanha contra o plágio, que estará publicitada através de cartazes, spots de rádio e anúncios televisivos por toda a universidade. Sofia Farinha refere que este tipo de iniciativas “serve para mostrar aos alunos da UBI aquilo que nós fazemos” e garante estar satisfeita com o balanço da jornada.