Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
João Canavilhas apresenta alguns dos novos elementos multimédia

Urbi@Orbi tem novo rosto

Vídeo, fotografia, áudio e podcast são algumas das novidades do novo formato do Urbi@Orbi, o jornal on-line da UBI. Mais interactivo e objectivo, permite agora a participação dos leitores em www.urbi.ubi.pt

> Cátia Felício

A vontade de fazer um jornal multimédia levou a equipa do Urbi a criar uma nova versão do jornal on-line da Universidade da Beira Interior (UBI). A partir de 6 de Junho, elementos multimédia contextualizados compõem o Urbi@Orbi. Com a introdução do podcast, quem quiser pode carregar conteúdos para suportes como o I Pod.
Neste momento, não há nenhum jornal no país que utilize este tipo de linguagem multimédia, explica João Canavilhas, director adjunto do Urbi@Orbi. Podcast, vídeo, áudio, fotografia e hipertexto são alguns dos novos traços do Urbi@Orbi. “A novidade é esses elementos não serem autónomos, mas fazerem parte da notícia”. O objectivo é tornar o jornal mais objectivo e apelativo, “indo ao encontro ao leitor”. Existem vários níveis de leitura e, de acordo com o director adjunto, o site tem todos os dias informações novas, através de uma nova secção chamada “Últimas”. Considerando este formato mais virado para os interesses do utilizador, João Canavilhas garante que o novo Urbi@Orbi é mais objectivo e tem mais interactividade. Quem lê o jornal pode agora comentar e até enviar notícias através do “Jornal do Cidadão”, uma área criada a pensar na participação do utilizador.
João Canavilhas destaca o estudo feito pelo Wall Street Journal, que por ocasião do décimo aniversário da sua versão on-line, perguntou aos leitores como imaginavam o jornal online perfeito em 2016. Os resultados permitiram saber que os leitores esperam uma publicação multimédia onde os utilizadores tenham uma participação mais activa. Esperam ainda poder aceder a estes conteúdos a partir de qualquer local do planeta, a qualquer hora e de qualquer plataforma.Tal como o director adjunto, também Eduardo Alves, chefe de redacção, acredita que este é o jornalismo do futuro. “O jornalismo on-line é o que tem mais capacidade para crescer por razões como a fluidez de informação”. Encara o novo Urbi@Orbi como um desafio e diz que “o que vale hoje em dia na sociedade é estarmos informados”. Comparando com a versão anterior, salienta que “há ferramentas informáticas concebidas especialmente para este jornal”.
Este projecto foi possível graças também a Joana Casteleiro e Marco Oliveira , designer e bolseiro de investigação na área de informática, respectivamente. “Está muito mais moderno, tem um design mais sofisticado”, diz Joana Casteleiro, responsável pelo design do projecto. O trabalho começou com várias maquetes das quais foi escolhida a que mais se adequava. A nível de cores e logótipo há ainda uma ligação à versão anterior, “uma vez que os leitores já estavam habituados a um determinado formato”.Marco Oliveira é o responsável pelo back-office do projecto e faz a gestão de todo o conteúdo do site principal. Colocação de notícias, comentários ou transferência de podcast e ficheiros torna-se realidade através do trabalho deste investigador. “O que salta à vista neste jornal é o elemento multimédia que permite visualizar imagens e vídeos na página sem ter de recarregá-la por completo”. A inovação e a rapidez do site deve-se à nova tecnologia empregue. “Não há um tempo entre o click e o que se vai ver. Não há um refazer da página”. Marco Oliveira trabalha há três meses neste back-office e diz que numa fase posterior haverá a hipótese de o leitor também enviar vídeos, imagens e elementos áudio para o Urbi@Orbi.

> josecarlos @ terravista . pt em 2006-06-06 12:15:50
Acho que não é num novo rosto. É mais um peeling. Mas... Como diria uma colunável. "Estar vivo é o contrário de estar morto"

> fzs @ icicom . up . pt em 2006-06-06 15:14:27
Parabéns ao João Canavilhas e a toda a equipa. Pelo que já vi, está aqui um excelente trabalho! Não deixem cair isto! Muitas vezes, é bem mais difícil manter (com dinamismo e constante renovação) do que criar.

> simaocc @ yahoo . com . br em 2006-06-06 11:21:36
Parabéns a toda a equipa responsável pelo novo URBI. Ainda não tive oportunidade de conferir todas as ferramentas e novas funcionalidades. Parece ser muito interessante com um conceito de inserção de elementos multimédia inovador. Quando encontrar pontos fracos prometo comunica-los. UM ABRAÇO E BOM TRABALHO!

> pedrosantosrios @ gmail . com em 2006-06-06 15:27:56
Parabéns e bom trabalho. Pedro Rios

> mflorcast @ hotmail . com em 2006-06-06 17:19:47
Acho que toda a equipa fez um óptimo trabalho. Por isso queria dar os parabéns a todos, mas principalmente a um membro da equipa que se chama Joana Casteleiro.

> pixelorigin @ gmail . com em 2006-06-06 17:35:43
Um design funcional, leve e agradável que deixa o leitor aberto à procura da notícia, os meu parabéns ao URBI.

> carloscasteleiroalves @ yahoo . com . br em 2006-06-07 00:42:26
Penso que a página tem valor, continua Joana Casteleiro que eu gosto. Carlos Casteleiro Alves

> joao-casteleiro @ iol . pt em 2006-06-07 00:42:41
Eu que não sou suspeito nem nada, queria dizer que tá uma página bem mais agradável, moderna e limpa. Fizeram um bom trabalho. Como não poderia deixar de ser, tenho de dar os Parabéns à Joana!!! Continua miuda ;) *** João Casteleiro

> antonio . parracho @ sapo . pt em 2006-06-09 09:29:48
Um excelente "facelift" ao Urbi! É pena não ser muito compativel com a nova tecnologia (ie7+) mas o importante é seguir em frente e mostrar que se pode fazer muito mais com um jornal digital!! E não é só nos US, com o exemplo do NT, que podemos ver esta evolução! Se olharmos para o ElPais aqui ao lado, vemos que o bom gosto e as novas ideias associado ao multimedia faz maravilhas!!! António Parracho

> a13903 @ fcsaude . ubi . pt em 2006-06-12 14:59:45
Parabéns! Excelente grafismo e,acima de tudo, obrigado pela oportunidade de deixarmos o nosso comentário!

> jleitao @ ubi . pt em 2006-06-14 22:43:38
Parabéns a toda a equipa do URBI@ORBI, em especial ao empreendedorismo do João Canavilhas. Há que continuar na senda do saber fazer. Um Abraço do João Leitão

> andreiasantos_659 @ hotmail . com em 2006-06-18 17:39:27
Parabéns! Como seria de esperar Joana, tu e o resto da equipa fizeram um óptimo trabalho!Continuem!

> electromec @ mail . cvtelecom . cv em 2006-07-18 11:08:03
bom trabalho media

> anajanette02 @ hotmail . com em 2006-07-18 11:08:39
força grande jornal

> eduardo_lima_pt @ mail . com em 2006-07-20 13:56:10
Assim a informação está ao alcance de quase todos. Muito bem.

> adriano @ fcsaude . ubi . pt em 2006-07-20 21:42:37
Um Porsche 911 é lindo. Mas sem o seu inconfundível e carismático motor seria apenas uma peça de decoração. Pessoalmente, preferia ter um Porsche feio do que um Porsche com motor de utilitário. O que seria de projectos como este sem os programadores? Simples layouts... Parabéns ao Marco Oliveira pelo trabalho que não é visível aos olhos dos simples e comuns mortais. AR


João Canavilhas apresenta alguns dos novos elementos multimédia
João Canavilhas apresenta alguns dos novos elementos multimédia


Data de publicação: 2006-06-06 01:09:37
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior