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25 por cento dos aviões que participaram no concurso UBI Engenho 2006 não precisaram de melhorias

UBI Engenho dá-lhes asas

50 modelos de aviões e quatro hovercrafts competiram na ANIL este Domingo. O concurso UBI Engenho pretende dar asas à criatividade dos alunos, desafiando-os a criar projectos através do CAD tridimensional, um software que substitue o desenho à mão

> Cátia Felício

Se tivessem sido desenhados à mão, estes projectos de concepção e de desenho tridimensional levariam muito mais tempo a nascer. Mas com a criação de uma sala na UBI para o desenho em computador, utilizando pelo primeiro ano o CAD tridimensional, o desafio torna-se diferente para os alunos de engenharia que concorreram ao UBI Engenho 2006.
No ano de estreia, o concurso reúne 50 modelos de aviões e quatro hovercrafts. O evento aconteceu no dia 25, na ANIL promovido pelo Departamento de Electromecânica, sob a responsabilidade de João Monteiro, docente da UBI.
“Foi este ano que se deu o salto para o desenho no computador. Costuma ser desenhado à mão, mas há que entrar nas novas tecnologias”. Destacando as possibilidades dadas pelas novas tecnologias, diz que “manualmente não seria possível tão rápido”.
O docente da UBI adianta ainda que a iniciativa “surgiu na sequência da UBI ser equipada com umas salas de desenho assistido por computador”. Com o CAD tridimensional, o desenho à mão é substituído. João Monteiro explica como é feito o processo de concepção dos projectos e diz que é importante “fazer os alunos sentir as potencialidades deste software”.
Cerca de 25 por cento dos aviões não precisaram de melhorias, voaram “directos”, mas alguns tiveram problemas e os alunos tiveram de corrigir alguns detalhes. O docente realça que os lemes muito pequenos provocam uma perda de estabilidade, o que também é um problema da aviação real.
As ferramentas do CAD tridimensionais são fundamentais, nomeadamente para definir o peso e colocá-lo no sítio certo no avião.
Os alunos passaram o semestre a desenhar os componentes, como rodas, e mais tarde desenharam uma estrutura à sua volta. A maioria dos alunos preferiu construir aviões a hovercrafts. O docente da UBI explica ainda que foi feita uma planificação do desenho tridimensional e a superfície foi impressa num material parecido a esferovite.“Em relação aos aviões, estão a usar todos o mesmo perfil de asa”, ensinado nas aulas. Regras básicas de dimensionamento: a asa era standard para todos e as áreas dos lemes tinham de estar dentro de uns certos limites”.
Várias categorias compõem o UBI Engenho 2006, que este ano avaliou os aviões tendo em conta a descolagem mais curta e o voo mais lento. São ainda avaliados os que voam com e sem modificações. Para os hovercraft há uma corrida slalom. Tanto aviões, como hovercrafts, concorrem na categoria de modelo mais bonito.
UBI Engenho é uma actividade, de acordo com o responsável, a repetir no próximo ano.

 

"Aviões e Hovercrafts no UBI Engenho 2006"


25 por cento dos aviões que participaram no concurso UBI Engenho 2006 não precisaram de melhorias
25 por cento dos aviões que participaram no concurso UBI Engenho 2006 não precisaram de melhorias


Data de publicação: 2006-06-27 00:00:49
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