Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A pianista Carla Bley é uma das figuras emblemáticas dos próximos espectáculos do TMG

TMG estreia produção teatral própria

Música, Stand-up comedy, circo e exposições marcam a programação do próximo trimestre no Teatro Municipal da Guarda. O Festival de Teatro também regressa aos palcos da sala, e com a novidade de estrear uma peça própria

> Eduardo Alves

Carla Bley Big Band, Lenine, Pedro Tochas, Graça Morais, Gaiteiros de Lisboa, Circo Acrobático de Pequim e o regresso do Acto Seguinte – Festival de Teatro da Guarda – são os destaques da Agenda do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os próximos três meses.
Os nomes são vastos e a qualidade é muita, mas o que merece maior destaque é mesmo a estreia absoluta da estrutura de produção teatral do TMG: Projéc~ (NdR.lê-se Projéctil). O colectivo vai apresentar a peça “E Outros Diálogos”, de João Camilo, numa encenação de Luciano Amarelo, no âmbito da segunda edição do “Acto Seguinte – Festival de Teatro da Guarda”, em Setembro. Pelo TMG vão passar oito produções. De Espanha: o Circo Efímero, Zanguango Teatro e Títeres de Maria Parrato. Da Áustria vem a  Cie. Birte Brudermann, e de Portugal, o Teatro Experimental de Cascais, CENDREV, Valdemar Santos.
O director artístico da instituição, Américo Rodrigues, apresentou na última segunda-feira, 19, a agenda programada para o próximo trimestre (Julho, Agosto e Setembro). Um programa de onde consta muita música, teatro, comédia e arte plástica
O principal destaque do mês Julho vai para o concerto – exclusivo em Portugal –, no dia 8, de Carla Bley. A genial compositora norte-americana vai apresentar-se no TMG acompanhada pela sua Big Band composta por 17 músicos. Para este concerto estão prometidos temas do último disco da cantora com a sua orquestra, intitulado “Looking for America”, bem como novas composições. Carla Bley é uma das figuras cimeiras do Jazz Contemporâneo. Nasceu em Okland (Califórnia) em 1938, o seu destino no mundo da música já estava traçado, os pais, ambos músicos, desde cedo incentivaram a compositora a seguir-lhes os passos.
Cantor, compositor, músico e produtor. Poucos artistas reúnem reconhecido talento em tantas áreas como o brasileiro Lenine. O músico apresenta o espectáculo “InCité” no sábado, 15. Um registo que obteve um enorme sucesso de público e crítica no Brasil e também a nível internacional ao arrebatar, no Brasil, quatro Prémios TIM de Música 2005 e dois “Latin Grammy 2005”.
A encerrar o mês de Julho vai estar o performer português Pedro Tochas, na quinta-feira, 27, que vai revelar ao público o seu “Lado B”. Um espectáculo de stand-up-comedy baseado no amor, no sexo, e na dicotomia homem/mulher. “Lado B” é expressamente interdito a pessoas sem sentido de humor.
Na Galeria de Arte do TMG vai marcar presença a consagrada artista plástica portuguesa Graça Morais que assina a exposição “Retratos e Auto-Retratos”, patente de 5 de Agosto a 22 de Setembro no TMG.
Os Gaiteiros de Lisboa são outro dos destaques da programação do TMG. Apresentam no dia 9 de Setembro o seu último trabalho (a ser editado nos próximos meses) “Sátiro”.
Destaque também para o espectáculo do Circo Acrobático Nacional de Pequim que se apresenta, no dia 14 de Setembro. Trinta e cinco ginastas e acrobatas apresentam a arte milenar da acrobacia chinesa, num espectáculo já classificado como “A pérola da arte oriental”.


A pianista Carla Bley é uma das figuras emblemáticas dos próximos espectáculos do TMG
A pianista Carla Bley é uma das figuras emblemáticas dos próximos espectáculos do TMG


Data de publicação: 2006-07-04 00:00:28
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior