Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O certame foi realizado em Idanha-a-Nova

Borregos, melancias e ferradores XII Feira Raiana

Integrado no programa da edição da XIII Feira Raiana, que decorreu em Idanha-a-Nova, de 28 de Junho a 2 de Julho, o Festival do Borrego mereceu destaque não só pela vertente gastronómica, mas, sobretudo, pela mostra de artes e saberes populares a que esteve associado o dia da sua inauguração.

> Notícias da Covilhã

Os visitantes da feira puderam não só degustar os saborosos pratos preparados com a carne de borrego, atendendo à componente inteiramente natural da alimentação dos animais, mas também apreciar práticas culturais directa ou indirectamente ligadas ao borrego e aos ovinos. Assim, tiveram lugar colóquios e jornadas técnicas sobre a produção de ovinos e paralelamente decorrerá uma mostra de tosquia artesanal e mecânica de ovinos, onde estiveram em confronto as técnicas arcaicas e as mais modernas tecnologias do ramo.
Para além disso, houve ainda lugar a mostras de artesanato feito com peles ou com lã destes animais, tais como adufes ou mantas tradicionais. Nesta linha de cultura e saberes tradicionais, teve ainda lugar no dia 30, pelas 17 horas, um Encontro de Ferradores de cavalos, onde um grupo de mestres deste ofício mostrou ao público como se “calça” um animal. Paralelamente, decorreu ainda uma mostra de tosquia de burros, arte quase em vias de extinção no concelho e que encontra nestas ocasiões uma forma interessante de se dar a conhecer. Outra das atracções do certame foi o concurso de esculturas em melancia, em que os participantes transformaram os frutos em representações de animais e objectos diversos.


O certame foi realizado em Idanha-a-Nova
O certame foi realizado em Idanha-a-Nova


Data de publicação: 2006-07-04 00:00:47
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior