Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 335 de 2006-07-04 |
Professor da UBI apresenta estudo sobre a Ribeira Grande
Ribeira Grande (S. Miguel – Açores), no século XVI: Vereações (1555-1578) é o título do mais recente livro de António dos Santos Pereira. Presidente do Departamento de Letras da UBI, Santos Pereira tem publicado mais de meia centena de títulos, entre livros e artigos de cariz científico.
> Eduardo AlvesFoi no século XVI que os responsáveis concelhios da Ribeira Grande decidiram comprar uma nova bandeira para o município. Com o passar do tempo, ainda até há bem poucos anos, a história dessa mesma bandeira estava associada a Lisboa, onde supostamente teria sido fabricada e adquirida. O mais recente livro de António dos Santos Pereira, docente da UBI, vem corrigir esse facto e desvendar a verdadeira origem desse objecto. A referida bandeira teve afinal origem em Sevilha. Esta é apenas uma das curiosidades que este historiador descobriu nas muitas actas da vereação que analisou ao longo de vários anos e que são agora apresentadas em livro. Um volume “de 400 páginas de análise histórica e cerca de 300 páginas de transcrição”, explica o presidente do Departamento de Letras da UBI e vice-presidente do Conselho Directivo da Unidade de Artes e Letras.
António Pereira explica que este “é um trabalho intensivo de leitura e de muita minúcia”. Segundo este antigo professor de Paleografia, os textos do século XVI são ainda difíceis de ler do que textos medievais porque os escrivães nem sempre têm o cuidado que têm os escrivães medievais ao escreverem sobre pergaminho, que desenham com muita perfeição as letras e as abreviaturas, “no século XVI, isso não acontece”. O livro que vai agora ser apresentado no próximo dia 7 de Julho na Câmara Municipal da Ribeira Grande “é mais uma achega para a história insular e europeia”. Com as informações que estes trabalhos contêm, outros investigadores podem saber se naufragou algum navio naquelas águas, se havia uma certa prática cultural ou religiosa e até “como foi sentida a reforma protestante e a contra-reforma católica numa região periférica”.
Constituído por duas partes, este livro resulta “de muitos anos de trabalho sobre o concelho de Ribeira Grande particularmente da leitura dos seus livros de vereações mais antigos”. Este doutorado em História Moderna “aborda com profundidade e rigor a economia, a sociedade, o quotidiano de um dos mais importantes concelhos das ilhas dos Açores de quinhentos”.
António dos Santos Pereira é doutorado em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professor desde 1976, leccionou Português e Literatura no ensino secundário e iniciou a carreira universitária na Universidade dos Açores, em 1981, na disciplina de Teoria das Fontes e Problemática do Saber Histórico. Ensinou Paleografia durante alguns anos, colaborou ainda nos mestrados de Sociologia, Ciências da Comunicação e Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica, na Universidade da Beira Interior, onde coordenou projectos e orientou seminários e monografias sobre Processos Históricos de Desenvolvimento, História da Imprensa Regional e Sociedade e Cultura Portuguesas Contemporâneas. Tem publicado mais de meia centena de títulos, entre livros e artigos de cariz científico. Actualmente exerce as funções de presidente do Departamento de Letras, vice-presidente do Conselho Directivo da Unidade de Artes e Letras e coordenador do curso de pós-graduação em Ciências Documentais da UBI.
Multimédia