Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O novo curso começa já no próximo ano lectivo

Farmácia arranca na UBI

O novo curso de Ciências Farmacêuticas, proposto pela UBI à Direcção Geral do Ensino Superior (DGES) foi já aprovado. No próximo ano lectivo, a instituição conta abrir 45 vagas.

> Urbi

A Direcção Geral do Ensino Superior deu luz verde a Ciências Farmacêuticas na UBI. O novo curso, na área das Ciências da Saúde, vem consolidar o projecto iniciado com a criação dos cursos de Medicina e de Ciências Biomédicas, e compreende um Ciclo de Estudo Integrado que atribui o grau de mestre. A instituição espera agora que esta nova licenciatura arranque com um total de 45 vagas, já no próximo ano lectivo.
O principal objectivo “é proporcionar uma sólida formação, sustentada numa nova organização de unidades curriculares, devidamente ponderada e vocacionada para o estudo e desenvolvimento das temáticas actuais neste domínio”, adiantam os responsáveis.
A UBI dispõe já de um corpo docente qualificado para assegurar a leccionação do curso de mestrado que ora se propõe, bem como um novo edifício da Faculdade de Ciências da Saúde, onde existem salas de aula diversas, bem como salas específicas de tutoria e de auto-aprendizagem. Em termos laboratoriais, existem espaços quer para o ensino quer para a investigação, dos quais se destacam laboratórios de Biologia Celular e Molecular, de Bioquímica, de Imunologia, de Fisiologia, de Farmacologia, de Bacteriologia, de Histologia, de Anatomia, entre outros, bem como um espaço reservado ao Biotério.
Segundo os responsáveis pela criação deste novo curso, as principais saídas profissionais são a investigação e desenvolvimento, produção e controlo de qualidade de alimentos, de matérias-primas e de medicamentos, análises químico-biológicas e microbiológicas, ensaios clínicos e farmacovigilância, farmacogenética, registos e regulamentação farmacêutica, marketing e distribuição farmacêutica, prevenção de risco em Saúde Pública e identificação e quantificação de drogas de abuso, entre outros.


O novo curso começa já no próximo ano lectivo
O novo curso começa já no próximo ano lectivo


Data de publicação: 2006-07-04 00:00:11
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior