Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O curso vai decorrer no Departamento de Matemática da UBI

As contas da UBI

Pelo segundo ano consecutivo, o Departamento de Matemática da UBI lança o curso “12 +”. A iniciativa destina-se aos estudantes do 12º ano que não tenham conseguido ingressar no Ensino Superior.

> Eduardo Alves

Reforçar os conhecimentos e conseguir uma melhor preparação para as provas específicas de acesso ao Ensino Superior são dois dos objectivos do “12 +”. Um curso para “pré-universitários” promovido pelo Departamento de Matemática da UBI.
Esta segunda edição do “12 +” destina-se a alunos que não conseguiram ingressar no Superior e esperam voltar a tentar no próximo ano. Com a Matemática a ser uma das disciplinas mais importantes nas Ciências Exactas e nas Engenharias, os responsáveis por esta área, na UBI, promovem assim um curso que serve para reforçar conhecimentos.
Este projecto tem início agendado para 25 de Setembro e vai decorrer até 15 de Junho do próximo ano. De entre os vários objectivos, os docentes promovem esta iniciativa esperam consolidar os conhecimentos de Matemática que os alunos adquirem no Ensino Secundário. As matérias que são leccionadas neste grau de Ensino vão ser revistas e explicadas, de novo, ao longo de cem horas, durante este ano lectivo. Para além deste tipo de actividades, os participantes no “12 +” contam com diversos exercícios semelhantes aos que são colocados nas provas específicas. Durante o período em que vai funcionar, os docentes esperam ainda adiantar alguns tópicos sobre as matérias leccionadas no Superior, nas áreas das Ciências Exactas e Engenharias. Este aspecto tem-se revelado importante, uma vez que “ajuda na integração das matérias da Universidade”.
Outra das motivações encontradas pelos promotores da iniciativa é o contacto com a comunidade universitária. Todo o curso vai decorrer nas instalações do Departamento de Matemática da UBI e será leccionado por docentes universitários. Uma forma de ambientar os futuros alunos do Superior.
O “12 +” é um curso com a duração mínima de cem horas e que decorre na UBI. Todas as semanas os participantes vão ter direito a quatro horas de aulas teóricas e práticas onde será levada em especial atenção, a preparação dos participantes para a prova específica desta disciplina. Podem inscrever-se os alunos que tenham terminado o 12º ano de escolaridade, mas que não tenham conseguido ingressar no Ensino Superior. O custo total deste curso é de cem euros e os participantes têm obrigatoriamente de assistir a 75 horas de aulas. O “12 +” será leccionado por Luísa Pereira, António Bento, Rui Pacheco, Paulo Rebelo, Célia Nunes, Gastão Bettencuort, Hélder Vilarinho, Anabela Paiva, César Silva, Nuno Baeta, Pedro Patrício, Alberto Simões e Ana Carapito, todos docentes do Departamento de Matemática. As candidaturas terminam a 15 de Setembro e todas as informações para os interessados podem ser consultadas na página oficial do curso.


O curso vai decorrer no Departamento de Matemática da UBI
O curso vai decorrer no Departamento de Matemática da UBI


Data de publicação: 2006-07-25 00:00:07
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior