Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 343 de 2006-08-29 |
Jovens do Ferro protegem floresta
Vários jovens da freguesia do Ferro, no concelho da Covilhã, integraram equipas de vigilância e limpeza da floresta. Uma iniciativa da junta de freguesia local que conta com o apoio do Instituto Português da Juventude (IPJ) e da Câmara Municipal da Covilhã (CMC).
> Eduardo AlvesPaulo Tourais, presidente da Junta de Freguesia do Ferro, dirige as acções das equipas de jovens que este Verão patrulham a zona florestal daquela localidade do concelho da Covilhã. Cinco voluntários responderam positivamente ao desafio lançado pela junta local e inscreveram-se no programa Voluntariado Jovem para a Floresta. Esta acção é promovida pelo Instituto Português da Juventude e decorre em vários concelhos.
No que respeita à freguesia do Ferro, a junta “reconhecendo a importância da Serra de Santo António”, aderiu ao programa com o intuito de “preservar o património riquíssimo da cobertura arbustiva e florestal composta por castanheiros, carvalhos e pinheiros”, adianta o presidente da junta.
Esta acção, que vai também no sentido de “combater o flagelo dos incêndios florestais”, integra várias acções de vigilância e limpeza de toda a mancha florestal da freguesia. Os jovens que integram as várias equipas patrulham as suas áreas de intervenção durante turnos de cinco horas e meia, quer a pé, quer de bicicleta, e também a cavalo. Para além da vigilância à floresta, os intervenientes nesta actividade promoveram algumas acções de sensibilização e distribuíram panfletos informativos à população, com os cuidados a ter em tempo de incêndios.
Outra das acções que se revela pioneira é a identificação dos proprietários dos terrenos que estão inseridos na área vigiada. A este passo, e segundo a junta de freguesia, segue-se um alerta aos proprietários para as necessidades de limpeza dos seus terrenos. A iniciativa que conta também com o apoio do Gabinete de Intervenção Florestal da Câmara Municipal da Covilhã pretende ainda recolher quantidades consideráveis de resíduos que são despejados clandestinamente nas florestas da freguesia.
Multimédia