Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A nova página do DECA vai agora servir para informar sobre os projectos e potencialidades do Departamento

DECA com nova página

Criar uma página “que fosse a montra do Departamento” e agilizar o processo de informação a docentes e alunos foram alguns dos objectivos levados em conta na criação da nova página do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI.

> Eduardo Alves

Em apenas um mês, Maria do Carmo Mendes, bolseira de investigação, construiu toda a nova página do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA) da UBI. Um trabalho começado do zero, uma vez que a página que existia “já estava, há muito, ultrapassada”. Sob orientação dos professores Luiz Oliveira, João Leal e Jacek Krenz, esta bolseira deu vida a “um site visualmente mais apelativo” e que dispõe “de uma maior coerência cromática”.
A nova página do DECA surge também numa altura em que “é necessário disponibilizar todo o tipo de informações aos novos alunos”, explica Luiz Oliveira, docente do DECA e um dos docentes envolvidos na construção do novo site. A página que é agora “a montra do Departamento” ainda não está terminada, mas os conteúdos mais importantes “já estão disponíveis”. Este docente diz mesmo que com o aproximar de mais um ano lectivo “tínhamos de disponibilizar os currículos certos, o corpo docente e as investigações que estão a ser feitas no DECA”. Daí que se tenha optado pela criação de uma auto-página para o Departamento. Desta maneira “temos a capacidade de informar os interessados de forma correcta”. Este novo rosto da Engenharia Civil e Arquitectura da UBI estreia também o logótipo do DECA. Um modelo desenvolvido pelo professor Jacek Krenz, e que dentro em breve “vai ganhar vida”, garante Maria do Carmo Mendes.
Este novo espaço permite também “uma maior prontidão e troca de ideias”. No site do DECA é possível aceder a notícias sobre a área em análise, a investigações que estão a ser desenvolvidas no seio do Departamento e a todo um conjunto de informações “que de outra forma não era possível disponibilizar”, sublinha Luiz Oliveira. A página vai ainda contar, nos próximos tempos, com um mapa interactivo, onde o utilizador pode visitar o Departamento, as salas de aula, os laboratórios, e todo o campus universitário. Os responsáveis pelo projecto lembram que, para além de ajudar os futuros alunos, esta é uma forma “de recrutar docentes e investigadores”. Outra das áreas que merece destaque na nova página é a ligação ao mundo empresarial. Para além de uma grelha histórica com todos os prémios ganhos pelos alunos do DECA, há também exemplos de saídas profissionais destes e de projectos entre o Departamento e empresas privadas.
Neste novo site, cada docente do Departamento vai poder colocar as suas publicações, os projectos em que participa e toda a informação sobre as suas cadeiras. Também existe um espaço destinado aos antigos alunos da UBI, “para que estes se possam manter a par do que aqui está a ser feito”, adianta o docente.


A nova página do DECA vai agora servir para informar sobre os projectos e potencialidades do Departamento
A nova página do DECA vai agora servir para informar sobre os projectos e potencialidades do Departamento


Data de publicação: 2006-09-12 00:05:51
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior