Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O concurso público para a construção do Aeroporto da Covilhã vai ser aberto dentro em breve

Novo aeroporto “levanta voo”

A abertura de concurso público para a construção do novo Aeroporto da Covilhã foi feita por Carlos Pinto, presidente da câmara, no Dia da Cidade. Segundo o social-democrata, as obras devem começar no final de 2007.

> Eduardo Alves

Em dia de aniversário, o autarca covilhanense pretendeu fintar o cenário de “contenção orçamental” e anunciou uma obra de grande monta para a cidade serrana. Carlos Pinto, responsável pela autarquia da Covilhã anunciou no passado dia 20 de Outubro, a abertura de um concurso público para a construção do novo aeroporto.
A ideia já vem de há algum tempo, o local, no Terlamonte junto ao acesso Norte à A23, também já era do domínio público, faltando só o anúncio do começo da empreitada. Passo que Carlos Pinto espera dar “nos finais de 2007, inícios de 2008”. Durante as comemorações do 136º aniversário da elevação da Covilhã a cidade, Pinto falou de forma muito pronunciada na área do turismo. Na perspectiva do edil social-democrata, “a região, e as potencialidades desta, não estão a ser devidamente aproveitadas”. Segundo este, não existe para a Serra da Estrela e para os concelhos envolventes “um plano turístico que sirva de pólo de atracção para as pessoas”. Nem os investimentos nesta área, anunciados pelos sucessivos governos, têm sido realizados. O social-democrata tomou como exemplo disso mesmo, “a recuperação do Sanatório dos Ferroviários”.
Na óptica de Pinto, o novo aeroporto vem servir de apoio a um plano turístico que tem de ser melhorado. Para além de que “apenas estamos a seguir no sentido do que está a ser feito por essa Europa fora”. A construção de estruturas aeroportuárias de menor dimensão, em cidades do interior é, para o presidente da autarquia covilhanense, o passo mais acertado. Segundo Pinto, o novo aeroporto vai ter uma pista de 2400 metros de comprimento por 50 de largura. A estrutura prevê também uma aerogare com capacidade para a movimentação de 100 mil pessoas por ano. Pinto espera pelo próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), que tem início em 2007, para financiar o investimento. O edil recorda que todo o processo “ainda só agora vai começar”. Entidades relacionadas com o ambiente, a aviação e outras áreas têm de ser consultadas e dar luz verde à construção.
Os vereadores do Partido Socialista, na Câmara da Covilhã, enviaram à Comunicação Social um parecer sobre a sua posição na sua matéria. Segundo o documento, os elementos do PS receberam a notícia de abertura de concurso "com muita preocupação". Isto porque, no entender de Telma Madaleno e José Serra dos Reis, as obras, desta monta anunciadas pela autaquia covilhanense "são elefantes brancos". Os representantes do PS dizem não ser contra a construção do aeroporto, apenas querem "ser esclarecidos".


O concurso público para a construção do Aeroporto da Covilhã vai ser aberto dentro em breve
O concurso público para a construção do Aeroporto da Covilhã vai ser aberto dentro em breve


Data de publicação: 2006-10-24 00:05:40
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior