Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Carlo Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico do Governo, esteve na UBI para falar das ferramentas da plataforma INOVAR

UBI pode vir a ter gabinete de inovação

Durante a apresentação da plataforma INOVAR, Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico do Governo, disse que a UBI vai ter gabinete para empreendedores

> Cátia Felício

Está prevista a criação de 12 gabinetes de inovação, sendo que um deles será na Universidade da Beira Interior. Vão também aumentar os apoios ao Parkurbis (Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã). Estas foram algumas das ideias deixadas por Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico do Governo, durante a apresentação das ferramentas da plataforma INOVAR. A plataforma INOVAR é um projecto desenvolvido pelo IAPMEI em parceria com a COTEC. “Os gabinetes estão para a inovação como a loja do cidadão está para os serviços públicos”, comparou, dia 19, aquando do evento realizado na UBI.
Além de referir qual o objectivo deste gabinete de inovação a ser criado também na UBI, o coordenador do Plano Tecnológico salientou ainda que foi tida em conta a qualidade de cada universidade para que, as universidades parceiras neste projecto, trabalhem "ao mesmo nível".
Em relação à inovação nas empresas portuguesas, Carlos Zorrinho comparou com países estrangeiros e disse que Portugal tem praticamente os mesmo instrumentos de apoio à inovação. A diferença, essa, está na nos “défices de coordenação” nas empresas portuguesas. Definiu o que torna uma região competitiva, referindo que a Beira Interior, também através do ensino universitário, tem potencial o desenvolvimento.
O Benchmarking como forma de contribuir para a inovação nas pequenas e médias empresas (PME) foi referido pelo presidente do IAPMEI na apresentação desta plataforma que visa apoiar os negócios das pequenas e médias empresas (PME).
A apresentação destas ferramentas de inovação contou ainda com os testemunhos de duas empresas: a TeandM e a Microplásticos. Ricardo Alexandre, da empresa TEandM, disse que o benchmarking é uma ferramenta de inovação para as empresas. Revelou ainda que uma das vantagens de recorrer ao benchmarking funcional foi a de, graças a ela, a TeandM introduzir no mercado, “com sucesso”, 23 produtos resultantes de I&D. “A formação é das coisas mais importantes para contribuir para o aumento da produtividade”.
Por seu lado, o responsável da empresa Microplásticos também valorizou no discurso a formação e o benchmarking. Ao partilhar a experiência como empresa criada em 1987, um dos representantes desta empresa destaca o ano de 1996, altura em que a Microplásticos foi escolhida como fornecedor preferencial pela Philips.


Carlo Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico do Governo, esteve na UBI para falar das ferramentas da plataforma INOVAR
Carlo Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico do Governo, esteve na UBI para falar das ferramentas da plataforma INOVAR


Data de publicação: 2006-10-24 00:00:45
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior