Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A fogueira deste ano

Alcains: Aquecer os corações no Natal

Natal é Natal, no entanto o modo como é celebrado varia conforme os lugares. Em Alcains há uma grande fogueira para aquecer os corações.

> Daniela Silva

A euforia do Natal em Alcains começa no momento em que se coloca a primeira lenha no local da fogueira. Esta é uma tradição que teve a sua génese há mais de um século. Os rapazes que nesse ano  tinham ido à inspecção militar ficavam encarregues de fazer o madeiro em redor da Igreja, tradição quese mantém até aos dias de hoje, embora já não haja serviço militar obrigatório. Este ano calhou aos nascidos em 1987 manter viva a tradição.
João Barata
, um dos rapazes encarregues de construir a fogueira de 2006, revela que este ano a procura de madeira "começou no dia 4 de Novembro". O grupo é composto por cerca de 26 rapazes, no entanto apenas alguns aparecem na recolha de madeira, o que dificulta o trabalho. A lenha é cedida pelas pessoas da vila e encontrada no mato, pelo que, o mais "complicado é transportar a lenha para o local da fogueira", refere João Barata. "Se não fosse a ajuda de alguns senhores que disponibilizaram os seus tractores e camionetas, não se conseguiria fazer o madeiro", conclui.
O fogo é ateado às 19h da véspera da Natal pelo grupo que construiu o madeiro. Um grande número de pessoas da vila junta-se em redor da fogueira para a ver pegar fogo e receber os primeiros bafos de calor, numa noite, por norma, muito fria. Tal como na maior parte dos locais, à meia-noite tem início a Missa do Galo. Antes e depois , a reunião de várias famílias à volta da fogueira é habitual.O jantar não apresenta nenhuma novidade: bacalhau cozido com batatas e couves. O tradicional bolo-rei também não falta nas mesas. Não é costume que as crianças deixem à beira da lareira o sapatinho ou a meia. As prendas aparecem por baixo da árvore de Natal, onde  se encontra igualmente o presépio, e são abertas depois da 1 hora da manhã, quando acaba a Missa do Galo e as pessoas recolhem às suas casas.No dia 25 de Dezembro a fogueira ainda arde e continua a aquecer quem por lá passa. Este é um dia exclusivamente dedicado à família, em almoços alargados e jantares também nada curtos. Os mais novos experimentam as prendas recém trazidas pelo Pai Natal e acabam o dia ansiando pelo Natal do ano seguinte.

 


A fogueira deste ano
A fogueira deste ano


Data de publicação: 2006-12-26 00:00:10
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior