Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Póvoa de Varzim: Natal poveiro

Influenciado por diversas tradições, ligadas essencialmente às famílias que viviam da pesca, o Natal poveiro é uma festividade que junta o passado e o presente, transformando a cidade nesta época.

> Catarina Reixa
> Cesar Duarte Ferreira

Com o passado ligado à pesca, diversas tradições natalícias da cidade da Póvoa de Varzim são influenciadas por esta actividade, e continuam ainda hoje, a existir e ser pratica comum nas famílias poveiras.
A nível gastronómico, pratos como o peixe seco e a roupa velha, mostram que o passado piscatório está bem enraizado nesta cidade. Muito utilizado, na mesa poveira na noite de consoada, o peixe seco, como a raia, a cascarra, a forreta, é deixado ao sol noutras alturas do ano, e utilizado no natal, sendo cozido em água juntamente com o bacalhau, as couves e as batatas. Este prato era usado pelas famílias mais carenciadas que guardavam o peixe de outras alturas, para utilizarem no natal, pois não tinha possibilidades de comprar o bacalhau.
O bacalhau com todos, o peixe seco e também o polvo, são sempre feitos em grandes quantidades, para que no dia seguinte se cozinhe, a tradicional “Roupa Velha”, que consiste no aproveitamento do que restou da noite de consoada, num só prato, como refere Angelina Costa, proprietária do restaurante “ Ponte”.
A rabanada à poveira , foi criada há mais de 50 anos, nesta cidade, sendo única em todo o país. A única diferença da habitual confecção, é a utilização do pão inteiro, apenas cortado nas pontas, como conta Paulo Costa, do Turismo da Póvoa de Varzim.
A tradicional missa do galo, à meia-noite do dia 24, que já se realiza há 100 anos, na igreja de S. José, onde as pessoas celebram o nascimento de Jesus e depois se reunirem para uma ceia oferecida pela paróquia, onde as famílias mais carenciadas têm direito a tudo de melhor nesta quadra natalícia.
Este ano, a autarquia da cidade, promove a iniciativa “Sabores Poveiros”, um concurso de gastronomia, onde se pretende promover os pratos natalícios, tipicamente poveiros, onde participam cerca de duas dezenas de restaurantes da cidade e concelho.

 






Data de publicação: 2006-12-26 00:00:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior