Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Últimas - Edição: 363 - 2007-01-16

Curso Livre de Português

O Laboratório de Línguas da UBI, a funcionar na Biblioteca Central da instituição está a receber inscrições para o curso de Redacção e Interpretação de Textos, uma variante do Curso Livre de Português. Este evento terá a duração de um semestre, correspondendo a 45 horas de aulas e vai funcionar ao longo do segundo semestre lectivo de 2006/2007. Mais informações através do telefone 275 319 000.
[ 2007-01-22 15:50:12 - Ler mais ]

 

Oriental de São Martinho cria grupo de teatro

Um dos clubes mais conhecidos da cidade da Covilhã aposta agora no teatro. O Oriental de São Martinho vai avançar com um grupo de teatro de forma a explorar áreas de carácter cultural e também “engrandecer o património da colectividade”, adiantam os responsáveis.
[ 2007-01-22 15:15:55 - Ler mais ]

 

Incêndio em Manteigas

Um incêndio deflagrou ontem no Parque Natural da Serra da Estrela, no concelho de Manteigas. De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, as chamas atingiram mato e pinhal. Ontem ainda estavam por apurar as causas. O incêndio foi combatido por 37 bombeiros, de quatro corporações, com oito viaturas.

Fonte: jornal Público
[ 2007-01-22 10:28:14 - Ler mais ]

 

UBI dá aulas com personal trainer

Personal Trainer e Capoeira são as novas actividades de lazer promovidas pelo sector de desporto dos Serviços de Acção Social da Universidade da Beira Interior (SASUBI). Ambas as modalidades arrancam já em Fevereiro.
As aulas com personal trainer decorrem num horário a combinar entre aluno e professor, estando a cargo de Sofia Martins, também professora de Pilates, Step, Manutenção e Workout. As aulas são de 7,50 euros por aluno (aula individual), seis euros (dois alunos), sendo o máximo de três alunos por aula (5euros cada).
Para praticar Capoeira os interessados da UBI pagam 15 euros por mês (no caso de externos o valor é de 18 euros). As aulas decorrem terça e quinta-feira, das 19h30 às 20h30. Mais informações no sector de desporto dos SASUBI (ubidesporto@gmail.com).
[ 2007-01-19 15:45:03 - Ler mais ]

 

Arquitectos com autoria exclusiva de projectos a partir de 2012

O Governo aprovou uma proposta de revisão do regime sobre a qualificação exigível em obras, prevendo que, após um período de transição de cinco anos, a elaboração de projectos de arquitectura seja apenas da responsabilidade de arquitectos, apesar de Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ter afirmado que a proposta do Governo terá ainda de ser aprovada na Assembleia da República.
[ 2007-01-19 14:27:22 - Ler mais ]

 

Movimentação (i)legal de neve

Para manter as pistas de esqui em funcionamento, a Turistrela (empresa que gere a estância de esqui da serra da Estrela) é acusada de estar a movimentar neve de forma ilegal. Apesar da Turistrela defender que a movimentação de neve está a ser feita dentro da área vedada que lhe é atribuída, o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) decidiu reforçar a vigilância. A situação é denunciada pelo blogue “Estrela no seu Melhor” (www.estrelanoseumelhor.blogspot.com), através de imagens que mostram o processo de movimentação de neve com recurso a máquinas pesadas.
Em declarações à agência Lusa, Artur Costa Pais, administrador da Turistrela, diz que “a movimentação de neve é toda feita dentro da área vedada da estância de esqui e é legal”. No entanto, o director da PNSE diz desconhecer a legalidade da situação e anuncia que já foi ordenado um aumento da vigilância.

Imagens em:

http://estrelanoseumelhor.blogspot.com/2007/01/para-qu-canhes-de-neve-o-que-so.html

[ 2007-01-18 10:48:59 - Ler mais ]

 

“Metal Horror Picture Show” no Fundão

O Cine Clube Gardunha (CCG) vai retomar a sua actividade regular já a partir da próxima semana. Entre os eventos que esta organização pretende realizar, destaque para a “Metal Horror Picture Show”. Uma iniciativa que conta com a projecção de filmes de terror e música Heavy Metal. A iniciativa está agendada para os dias 19, 20 e 21 de Janeiro, na Moagem – Casa do Engenho e das Artes.
[ 2007-01-18 09:43:03 - Ler mais ]

 

Nevestrela em Fevereiro

A XXIV edição do Nevestrela, Encontro Nacional de Alpinismo, já tem data marcada. Esta actividade a contar para o calendário nacional da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) é organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda e decorre entre os dias 17 e 20 de Fevereiro de 2007 no Covão d’Ametade, na Serra da Estrela.
[ 2007-01-17 16:29:01 - Ler mais ]

 

“Sim” inaugura sede

O “Movimento pelo Sim! Interrupção Voluntária da Gravidez: a mulher decide, a sociedade respeita, o Estado garante” inaugura na próxima sexta-feira, 19 de Janeiro a sua sede campanha. O núcleo distrital deste movimento fica situado na rua Dr. António Plácido Costa, n.º 7, na cidade da Covilhã. A inauguração desta estrutura está agendada para as 21 horas e é aberta a toda a população.
[ 2007-01-17 16:28:42 - Ler mais ]

 

Novo hotel em Castelo Branco

Para combater “a falta de alojamento” na cidade albicastrense, abrirá, no próximo ano, o hotel Cidade de Castelo Branco. A obra está a cargo da empresa João Candeias, que vai começar a construir a unidade hoteleira já em Abril, avança a edição de hoje do jornal Diário XXI. O investimento de três milhões de euros inclui quatro pisos e 44 quartos. O hotel terá dois andares subterrâneos destinados a 75 lugares de estacionamento, 60 dos quais cobertos. Prevê-se ainda uma piscina ao ar livre, virada a sul, instalada no último piso do edifício.
[ 2007-01-17 10:35:10 - Ler mais ]

 

Videoconferência entre prisões e tribunais

O Estabelecimento Prisional da Guarda testa hoje um novo sistema de videoconferência que ligará prisões a tribunais. A medida visa evitar deslocações de reclusos às audiências. De acordo com uma notícia publicada na edição de hoje do jornal Público, o director-geral dos serviços prisionais disse que o sistema deverá ser alargado às 55 cadeias que constituem o sistema prisional nacional. Admite, no entanto, não saber quando ficará concluído. As vantagens deste sistema passam pela redução de custos, através da poupança em viaturas e combustível, assim como nas despesas com a deslocação de guardas. Pretende-se ainda que a medida sirva para reduzir os perigos de fuga.
[ 2007-01-17 10:21:00 - Ler mais ]

 

“Candeeiros de Emoções” expostos na Moagem do Fundão

O edifício da Moagem – cidade do engenho e das artes – recebe, a partir de quinta-feira, 18, a exposição “Candeeiros de Emoções”. Esta mostra surge através de uma co-produção entre a Quarta Parede e a Câmara do Fundão e está inserida no Festival Y#4. Para além da exposição, vão também realizar-se dois workshop’s. O primeiro intitulado “Dança da Luz”, é dirigido por Aldara Bizarro e decorre nos dias 18 e 19 de Janeiro, o segundo é dirigido por Teresa Caria, entre os dias 23 e 26 e intitula-se “Oficina de Construção de Candeeiros”.
[ 2007-01-17 10:00:04 - Ler mais ]

 

Bispo da Guarda vem à Covilhã falar sobre o aborto

D. Manuel Felício, bispo da Guarda é um dos participantes na conferência/debate que o movimento “Pela Vida-Sempre” está a organizar. Este evento agendado para o próximo dia 22 de Janeiro vai ter lugar no anfiteatro principal da Escola Campos Melo às 11 horas da manhã e conta ainda com a participação de João Almeida, deputado e representante da plataforma “Não”.
[ 2007-01-17 09:39:33 - Ler mais ]

 

Sessão de esclarecimento sobre a IVG no Tortosendo

A Escola EB 2/3 do Tortosendo vai ser palco, no próximo dia 22 de Janeiro, pelas 21 horas, de uma sessão de esclarecimento sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG). No evento moderado por José Alfredo Costa, presidente do Conselho Directivo da EB 2/3 do Tortosendo, participa João Gomes, obstetra e director clínico do Centro Hospitalar da Cova da Beira, Carlos Leitão, médico psiquiatra e director do departamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira, Johanna Schouten, docente na UBI e Leal Salvado, jurista.
[ 2007-01-16 17:46:29 - Ler mais ]

 

V FESTUBI em Março

A Associação Cultural Desertuna promove nos próximos dias 2 e 3 de Março o quinto Festival de Tunas da Covilhã. Este evento conta com a participação de cinco tunas académicas que vão animar a cidade durante dois dias. Do programa, destaque para a serenata, a realizar pelas 22 horas, em frente ao edifício da Câmara da Covilhã, a 2 de Março e também para o festival de tunas, no Teatro-Cine da Covilhã, pelas 21.30 do dia 3. Os prémios a concurso, nesta edição, são: “”Tuna + Tuna”, “Melhor Tuna”, “Melhor Porta Estandarte”, “Melhor Pandeireta”, “Melhor Instrumental”, “Melhor Serenata” e “Melhor Solista”.
[ 2007-01-16 11:31:31 - Ler mais ]

 

Obras no serviço de urgências

Durante os próximos dois meses, o serviço de urgência do Hospital de Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco, vai estar em obras. As intervenções arrancaram ontem e têm como objectivo reorganizar o espaço. De acordo com a notícia avançada na edição de hoje, dia 16, do jornal Diário XXI, a administração está a preparar o serviço para um sistema de triagem segundo a gravidade da situação e não pela ordem de chegada. A intervenção inclui a reorganização do espaço interior das actuais urgências. Está ainda prevista a criação, no exterior do edifício, de uma rotunda para facilitar o acesso ao serviço e ao parque de estacionamento superior.
[ 2007-01-16 10:47:00 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior