Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A recepção aos estudantes de Erasmus aconteceu ontem, dia 29, no Pólo I da Universidade da Beira Interior

UBI estreia Curso Intensivo de Línguas Erasmus no Inverno

Até agora, a UBI ensinava português a estudantes Erasmus apenas no Verão. Mas desde ontem que tal acontece também no Inverno

> Cátia Felício

Perto de 30 estudantes de países como a Itália, Lituânia, Polónia, Espanha, Grécia, Finlândia e República Checa chegaram ontem, dia 29, à UBI, para aprender português.
A novidade é que pela primeira vez, na UBI, o Curso Intensivo de Línguas Erasmus (EILC) está a ser leccionado no Inverno. Às 30 vagas existentes candidataram-se mais de 40 alunos, “o que é bastante bom para um curso de Inverno”, diz Rita Carrilho, uma das professoras que ensinará português a estes estudantes. E explica no que consiste o EILC.
Por que é que foi criado este curso que até agora só acontecia no Verão? Sofia Lemos, do Gabinete de Programas e Relações Internacionais (GPRI), responde que a iniciativa surgiu porque “nota-se que há cada vez mais alunos interessados”. As aulas, a funcionar durante quatro semanas, permitirão aos alunos, além da teórica, conhecer aldeias históricas como Sortelha, Pinhel e Monsanto. Sofia Lemos diz que “Vamos tentar mostrar um pouco as actividades que se fazem na nossa região, no Inverno, nomeadamente o Ski. [Os alunos] também vão ter a oportunidade de fazer desportos radicais como escalada”.
Nota ainda que ”é muito útil porque ficam a conhecer a nossa cultura, a nossa região e a nossa universidade. E é uma mais valia para a Universidade da Beira Interior porque permite que outros países e outras culturas conheçam também um pouco da nossa e ter uma imagem diferente do que é a Covilhã, a universidade e a região”.
Pela primeira vez na UBI, os alunos prosseguirão os estudos no segundo semestre em várias universidades do país. De acordo com Rita Carrilho, apenas “três ou quatro” alunas polacas ficarão pela UBI depois de concluído o curso que dura até Fevereiro. O que leva os alunos estrangeiros a escolher a UBI para este tipo de cursos? Para esta professora, o motivo está “na qualidade. Por aquilo que temos mostrado de trabalho ao longo destes últimos seis anos”, sendo este o sexto curso intensivo realizado nesta universidade.
Os alunos serão acompanhados por dois monitores e terão aulas com duas professoras. Além de Rita Carrilho, que também leccionou no último EICL decorrido no Verão, as aulas estão também a cargo de Liliana Silva.


A recepção aos estudantes de Erasmus aconteceu ontem, dia 29, no Pólo I da Universidade da Beira Interior
A recepção aos estudantes de Erasmus aconteceu ontem, dia 29, no Pólo I da Universidade da Beira Interior


Data de publicação: 2007-01-30 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior