Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A equipa que vai desenvolver esta ferramenta informática

UBI desenvolve programa para PME’s

A UBI assinou um protocolo com Instituto de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST) com o objectivo de desenvolver uma ferramenta informática destinada às Pequenas e Médias Empresas (PME’s) nacionais.

> Eduardo Alves

Até Outubro de 2008, a equipa de docentes e bolseiros do departamento de Engenharia Electromecânica da UBI conta ter terminada uma ferramenta informática destinada às PME’s portuguesas. Esta criação surge depois de ter sido assinado um protocolo entre a UBI e o ISHST.
O projecto que leva já três meses de trabalho dá pelo nome de “Desenvolvimento de Ferramenta Multimédia de Diagnóstico das Condições de Trabalho e de Aconselhamento para as PME’s Industriais Portuguesas em Geral”. Um título que “explica quase tudo”, sublinha Denis Coelho, um dos dois docentes do DEM responsáveis por esta actividade. João Matias, também docente do DEM é outro docente que integra a equipa nuclear, que conta ainda com Isilda Barata, pós-graduada pela UBI em Higiene e Segurança no Trabalho.
Conceber uma ferramenta informática “que depois poderá ser distribuída em CD ou DVD por todos os colaboradores das PME’s” é um dos objectivos que vai ter de ser atingido nos próximos 20 meses. Uma ferramenta “que permita consciencializar empresários e trabalhadores para os ganhos que a melhoria das condições de trabalho traz e, simultaneamente, oferecer a estas empresas uma possibilidade de diagnóstico preliminar para identificar alguns tipos de problemas existentes nos diferentes sectores”, começam por explicar os responsáveis.
Nesta fase inicial do projecto “será feita a sistematização das categorias de riscos”. O trabalho desenvolvido em torno deste objectivo “vai também levar-nos a recrutar um informático e um designer”. Para além do programa onde serão introduzidas todas as informações “boas práticas, legislação e formas de prevenir os acidentes de trabalho”, vai ser também elaborado “um manual do utilizador”, diz Isilda Barata. O resultado final deste projecto onde também colabora Mário Franco, da UBI e Isabel Lopes Nunes, da Universidade Nova de Lisboa, vai constar de um catálogo de produtos do ISHST e “pode ser distribuído pelas PME’s”. Neste ponto, Denis Coelho destaca o papel da UBI “que também poderá editar esta ferramenta e fornece-la às PME’s da região”.
Através desta ferramenta tenta-se consciencializar empresários e trabalhadores das PME’s industriais portuguesas em geral para os ganhos resultantes da melhoria das condições de trabalho. Por outro lado, e em simultâneo, “oferecer uma base para o diagnóstico e aconselhamento para resolver problemas”, acrescentam. Estes dois docentes que leccionam disciplinas nos cursos de Engenharia, ligadas a esta área explicam também que “a ferramenta é pensada para a sensibilização e alerta para a melhoria das condições de trabalho em PME’s portuguesas, em geral”. Como desenvolvimentos futuros encara-se a possibilidade de expansão e actualização da ferramenta, de forma a incluir mais áreas de diagnóstico e sensibilização, ou mesmo a sua especialização por sectores industriais. Encara-se também como desenvolvimentos futuros a possibilidade da evolução desta ferramenta para um sistema pericial, ultrapassando portanto um princípio de funcionamento de hipertexto, vindo a utilizar uma base de conhecimento e mecanismo de inferência, como princípios de funcionamento.


A equipa que vai desenvolver esta ferramenta informática
A equipa que vai desenvolver esta ferramenta informática


Data de publicação: 2007-02-06 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior