Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A prevenção da exclusão social vai decorrer nas escolas da Serra da Gardunha

Formar famílias contra a exclusão

Noventa crianças e jovens do agrupamento de escolas Serra da Gardunha, no Fundão, e respectivas famílias vão ter formação nos próximos três anos para prevenir a exclusão social, anunciou fonte escolar.

> Notícias da Covilhã

O projecto "Escol(h)a Viva" tem um orçamento de 170 mil euros e foi aprovado no âmbito do Programas Escolhas, financiado pela Segurança Social e pelo Programa Operacional da Sociedade de Informação (POSI). Segundo Cândida Brito, presidente do agrupamento, foram identificadas crianças e jovens com problemas de exclusão e "o projecto vai preencher uma vertente social que nos pareceu que estava em falta na escola". "Geralmente dizemos que o contexto social influencia o sucesso dos nossos alunos, mas que isso ultrapassa as competências da escola. Só que, a questão surgiu tanta vez, que começámos a achar que é possível agir nesta área", explica aquela responsável.
O projecto "Escol(h)a Viva" vai intervir nas freguesias de Souto da Casa, Telhado e Fundão com o objectivo de combater o abandono escolar e fomentar o envolvimento da família na educação dos filhos. Haverá acções de formação profissional, participação cívica e comunitária, tais como feiras vocacionais ou actividades desportivas regulares, envolvendo toda a família. Para Cândida Brito, "o projecto Escol(h)a Viva permite dar uma dimensão social à educação".
O Programa Escolhas foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº4/2001, de 9 de Janeiro. Até Dezembro de 2003 era conhecido como Programa para a Prevenção da Criminalidade e Inserção de Jovens e funcionava nos bairros mais problemáticos dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal. Na sequência da resolução do Conselho de Ministros nº 60/2004, nasce a segunda geração do Programa Escolhas, aberta a todo o país e em que o público-alvo são crianças e jovens entre os 06 e os 18 anos oriundos de contextos sócio- económicos desfavorecidos.
O Programa abrange ainda jovens dos 19 aos 24 anos, famílias e outros elementos da comunidade, como professores e auxiliares educativos.


A prevenção da exclusão social vai decorrer nas escolas da Serra da Gardunha
A prevenção da exclusão social vai decorrer nas escolas da Serra da Gardunha


Data de publicação: 2007-02-06 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior