Voltar à Página Principal
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Últimas - Edição: 366 - 2007-02-06

ExpoSaúde em Belmonte

Durante o próximo fim-de-semana, a vila de Belmonte acolhe a primeira feira de Saúde “ExpoSaúde”. Uma iniciativa organizada pela Associação Belmonte em Movimento (ABM), que conta com o apoio do Centro de Saúde e da autarquia belmontense e também da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Um total de 24 stands, instalados no Pavilhão Multiusos de Belmonte, vão servir para rastreios gratuitos da tensão arterial, glicemia, índice de massa corporal e saúde oral. Para além destas funções vai também ser disponibilizada diversa informação sobre o combate ao alcoolismo, tabagismo e drogas.
[ 2007-02-09 12:43:34 - Ler mais ]

 

Medicina promove palestra de sensibilização

José do Nato Lopes Sousa Ramos, coordenador de emergência da Cruz Vermelha Portuguesa é o orador convidado pelos responsáveis da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) para vir falar sobre o Plano de Contingência da Gripe Aviária. Um evento a ter lugar no próximo dia 14 de Fevereiro, pelas 18 horas, no Anfiteatro Amarelo da FCS.
[ 2007-02-09 12:38:40 - Ler mais ]

 

Vídeoclip dos “Incubus” produzido por aluno da UBI

Carlos Oliveira é licenciado em Design Multimédia pela UBI e é um dos cinco finalistas no concurso internacional promovido pelos Incubus. Esta banda promoveu um concurso internacional com o objectivo dos seus fãs criarem um videoclip para o tema “Dig”, o single do próximo álbum “Light Grenades”. Esta iniciativa pretendia escolher apenas um trabalho, mas acabaram por ser cinco, os vídeos finalistas. Entre estes está o trabalho de Carlos Oliveira. Segundo a banda, houve mais de uma centena de participações com trabalhos vindos de 18 países. Até ao dia 12 de Fevereiro, pode votar na página web do evento. O trabalho de Carlos Oliveira é o número 2.
[ 2007-02-09 12:29:29 - Ler mais ]

 

AAUBI com cinco provas em casa

Voleibol masculino e feminino, basquetebol masculino e andebol masculino são as modalidades a disputar no Pavilhão Desportivo da UBI, no segundo semestre de 2006/2007. Também ténis de mesa vai decorrer na Covilhã, mas no Pavilhão da Inatel, ficando à mesma a cargo da AAUBI. A informação foi divulgada ontem, pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), que já aprovou onde vão decorrer as provas de apuramento no segundo semestre. O resultado revela que na atribuição de organizações candidatas a estas provas, cinco  modalidades foram entregues à AAUBI .


http://www.urbi.ubi.pt/media/Circ07-01_0607-Cand.2Sem.pdf

[ 2007-02-08 10:55:29 - Ler mais ]

 

GAAPI promove sessão de esclarecimento no Fundão

O Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial da Universidade da Beira Interior vai promover uma sessão de esclarecimento sobre Propriedade Industrial, no próximo dia 16, pelas 19 horas. Este evento que se realiza em parceria com a Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão (ACICF) está marcado para o auditório da Escola Profissional do Fundão.
[ 2007-02-08 10:35:07 - Ler mais ]

 

Mercado das águas em análise

O Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura da UBI organiza, no próximo dia 12, um seminário sob o título “Perspectivas de evolução do mercado de águas e resíduos”. Esta iniciativa que vai decorrer no Edifício das Engenharias e juntar diversos técnicos e agentes ligados às áreas em questão, pretende analisar as novas opções estratégicas em matéria de gestão de águas e resíduos sólidos urbanos, entre outros assuntos.
[ 2007-02-08 10:33:46 - Ler mais ]

 

Associação contesta túneis

A Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela rejeitou, ontem, a hipótese, avançada pela Câmara de Manteigas, de construção de túneis na serra da Estrela. A associação diz que em causa está o possível aumento de tráfego que prejudicaria a qualidade ambiental. A notícia é avançada pela edição de hoje, dia 7, do Jornal de Notícias. A autarquia diz que a construção de túneis evitaria o actual atravessamento do maciço central. "Melhor do que o IC6, entre Covilhã e Coimbra, os túneis da serra da Estrela, passando por Manteigas, talvez sejam uma solução adequada", defende o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, José Manuel Biscaia.
[ 2007-02-07 12:44:49 - Ler mais ]

 

Windows Vista e Office 2007 nos mercados portugueses

O sistema operativo Windows Vista e o pacote de produtividade Office 2007, em inglês, já estão à venda. Segundo a Microsoft Portugal encontram-se em mais de 500 pontos de venda retalhistas em Portugal, para consumidores nacionais. O Windows Vista dispõe de novas funcionalidades de segurança, incluindo o modo protegido do "Internet Explorer" e dispõe de um conjunto alargado de funcionalidades multimédia e de entretenimento. O Windows 2007 possui comandos mais intuitivos e fáceis de utilizar.
[ 2007-02-07 11:14:07 - Ler mais ]

 

Workshop de fotografia

A Quarta Parede promove, dias 10 e 11 de Março, o Workshop de Fotografia de Espectáculo. A iniciativa é orientada por Susana Paiva, professora de fotografia de teatro na Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, em Lisboa. As inscrições são limitadas a 15 participantes e decorrem até 5 de Março. Mais informações em: Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã - http:// www.quarta-parede.blogspot.com
[ 2007-02-07 10:02:16 - Ler mais ]

 

Sindicato promove formações

A União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB) assinou ontem um protocolo com o Instituto para a Segurança, Higiene e Segurança no Trabalho (ISHST). Este documento vai permitir à entidade sindical promover acções de formação, apoiadas pelo ISHST, com o objectivo de combater os acidentes de trabalho e integrar também a região na rede nacional para a prevenção de riscos profissionais.
[ 2007-02-07 09:52:36 - Ler mais ]

 

Teatr’UBI estreia Plagiai

“Preguiça, Luxúria, Arrogância, Gula, Inveja, Avareza e Ira” é o nome do mais recente trabalho do Teatr’UBI, Grupo de Teatro Universitário da UBI. Esta produção, que surge em conjunto com a ASTA, vai estrear no próximo dia 1 de Março. Este trabalho tem como base os sete pecados capitais e conta com a encenação de António Abernú. A direcção de produção está a cargo de Rui Pires e na interpretação da peça vão estar Gabriel Travasso, Graça Faustino, Mafalda Morão, Rui Pires e Sérgio Novo.
[ 2007-02-07 09:48:41 - Ler mais ]

 

CMC recorre à banca

A Câmara Municipal da Covilhã (CMC) vai renegociar empréstimos bancários no valor de 30 milhões de euros com a banca. A notícia é avançada na edição de hoje do jornal Público e surge como uma medida destinada a reduzir custos, segundo o presidente Carlos Pinto. A autarquia vai contrair dois financiamentos, no valor de 18 e 11 milhões de euros, para pagar empréstimos de igual valor contraídos entre 1998 e 2001, mandatos liderados por Carlos Pinto. No entanto, o vereador da oposição, Vítor Pereira, diz que "a maioria PSD quer pagar daqui a quatro anos, o que devia começar a pagar hoje". A renegociação dos empréstimos bancários terá ainda de ser votada pela Assembleia Municipal da Covilhã.
[ 2007-02-06 12:08:47 - Ler mais ]

 

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior