Voltar à Página da edicao n. 369 de 2007-02-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
A apresentação do XI Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior decorreu na sexta-feira, dia 23

XI Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior

Plagiai, Quinto Império- a promissão, Projecto Muller ou En el Silencio de la Oscuridad são algumas das peças que subirão ao palco do Teatro Cine entre 14 e 27 de Março

> Cátia Felício

“O TeatrUBI é o único grupo de teatro universitário que garante o ciclo de teatro universitário todos os anos, ou seja, continuamente, sem nunca ter nenhuma interrupção”, sendo este o décimo primeiro ano que se realiza. “Acho que era de todo impensável não se realizar”, garantiu Sérgio Novo na apresentação do décimo primeiro Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. A iniciativa é organizada em conjunto com o TeatrUBI (grupo de teatro universitário da UBI) e inclui 12 peças a decorrer no Teatro Cine entre 14 e 27 de Março.
“As manifestações culturais que não sejam comerciais não têm público. Talvez porque, na minha opinião, não há o hábito cultural na cidade. Não há quem fomente esse hábito cultural”. Rui Pires, director do TeatrUBI, diz ainda que isto faz com que “as pessoas se mantenham numa casa fechada tantas vezes por ano”.
Além da estreia da peça Plagiai, Sérgio Novo aponta o que há de bom tanto para o TeatrUBI como para a Asta em termos culturais. “A Covilhã tem muita actividade cultural mas deriva, isso sim, de cada associação ou de todo o conjunto de associações ou grupos que a cidade tem”. E acrescenta que “estamos sempre disponíveis quer para trabalhar com grupos daqui, quer com grupos de fora”.
Na apresentação deste ciclo de teatro universitário foi ainda referido que há “a vantagem de trazer grupos diferentes com espectáculos ditos normais e outros mais vanguardistas. E isso é o que torna também muito interessante este ciclo de teatro”. Um dos objectivos é “trazer à Covilhã vários tipos de espectáculo e a variedade do que se faz de teatro universitário tanto nacional como internacional”. Destacando os 18 anos que o TeatrUBI fará no próximo dia 18 de Março, foi ainda referido que este “é um grupo com pernas para andar”.
Inserido neste ciclo de teatro está a atribuição de dois prémios: o do júri e o do público. O júri será constituído por elementos do TeatrUBI e da Asta, de algumas pessoas ligadas à cultura e outras artes da cidade. O prémio do júri contempla a quantia de 500 euros e uma escultura. O prémio de público (250 euros e uma escultura) será atribuído em função do número de votos de espectadores.


A apresentação do XI Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior decorreu na sexta-feira, dia 23
A apresentação do XI Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior decorreu na sexta-feira, dia 23


Data de publicação: 2007-02-27 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior