Voltar à Página da edicao n. 371 de 2007-03-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
Os alunos da EPABI manifestaram-se junto  às instalações da escola

EPABI fechada a cadeado

Os alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) fecharam esta manhã, as instalações a cadeado. Uma acção de protesto que segundo os estudantes se deve à falta de pagamento dos subsídios de alojamento e alimentação.

> Eduardo Alves

“Sentimo-nos enganados por todos”, comentava assim Andreia Batista, aluna do terceiro ano de Flauta Transversal na EPABI, a posição assumida pelos responsáveis da instituição. Ao que o Urbi et Orbi apurou junto dos alunos que se manifestavam frente às instalações da escola, “a autarquia da Covilhã ainda não nos pagou os subsídios mensais de alimentação e alojamento”.
Luis Santos, aluno do 11.º ano, veio das Caldas da Rainha para a Covilhã estudar trompa. Neste momento é um dos 89 alunos que estão a ser afectados pela falta de pagamento destes subsídios. Segundo Luis Santos, “já no mês passado o pagamento deste tipo de subsídios veio atrasado”. Este mês, “mais uma vez ninguém nos paga”, acrescenta Andreia Batista. A jovem de Leiria acrescenta que “têm vindo a fazer um jogo em torno desta questão”. Isto porque, “disseram-nos que faltava uma assinatura do presidente da Câmara da Covilhã para que os cheques nos fossem pagos, isto na passada semana, e até agora nada”. Segundo os alunos estão em falta os subsídios de alimentação e alojamento. “Hoje houve colegas que já receberam subsídio de alojamento, outros que não receberam nada, como eu”, acrescenta Andreia Batista. “Segundo o que nos tem vindo a ser dito, só para a semana é que vamos receber o subsídio de alimentação”, diz Luis Santos. O mesmo aluno deixa a pergunta no ar: “E até lá, vivemos do quê”?
Os alunos decidiram por isso mesmo fechar a escola a cadeado, o que levou à intervenção da PSP. Durante a manhã, as instalações permaneceram abertas mas foram muitos os alunos que não marcaram presença nas aulas. Contactada pelo Urbi, a direcção da escola diz “nada comentar acerca do assunto”.


Os alunos da EPABI manifestaram-se junto  às instalações da escola
Os alunos da EPABI manifestaram-se junto às instalações da escola


Data de publicação: 2007-03-13 11:18:09
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior