Voltar à Página da edicao n. 371 de 2007-03-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 
O mais recente livro do autor vai ser apresentado no Fundão

Manuel da Silva Ramos tem novo livro

“O Sol da Meia Noite – Contos para a Juventude” é o título do mais recente livro do escritor covilhanense Manuel da Silva Ramos. Uma obra que será apresentada no próximo dia 17 de Março, no Fundão.

> Eduardo Alves

No próximo dia 17 de Março, pelas 18 horas, terá lugar o lançamento do livro “O Sol da Meia Noite – Contos para a Juventude” de Manuel da Silva Ramos que será apresentado por Fernando Paulouro Neves e José Luís Peixoto, na Biblioteca Eugénio de Andrade, no Fundão.
Esta obra está dividida em duas partes e tem início com o texto “O Sol da Meia-Noite”, “novela feroz e com um cunho autobiográfico, eroticamente incandescente, cheia de álcool, nervos e dias de loucura, uma descida aos infernos da noite lisboeta, que lança também um olhar novo sobre um Portugal frustrado e enfadonho, dando do sexo uma visão salvadora”, descreve o autor. A este texto segue-se o conjunto de “Contos para a Juventude”, destinados aos espíritos jovens e fortes, onde igualmente surge o sexo como motor da vida e da criação, e a viagem como um constante complemento do amor.
Manuel da Silva Ramos impõe-se aqui como um poderoso escritor de temas eróticos, a par dos grandes confrades estrangeiros, Miller, Bukowski ou Selby, uma raridade no panorama da literatura portuguesa.
Manuel da Silva Ramos nasceu em 1947, na Covilhã, de onde saiu para estudar Direito em Lisboa, curso que acabaria por abandonar ao exilar-se em França para fugir ao fascismo. Aos 21 anos ganhou o Prémio de Novelística Almeida Garrett de 1968, com Os Três Seios de Novélia. Regressou a Portugal em 1997, depois de ter ganho uma bolsa de Criação Literária atribuída pelo Ministério da Cultura. Nesse mesmo ano publica três livros em parceria com Alface: Os Lusíadas (1977), As Noites Brancas do Papa Negro (1982) e Beijinhos (1996). Em 2001 ganha outra bolsa de Criação Literária e instala-se durante três meses em Praga, na República Checa, onde escreve Jesus, The Last Adventure of Franz Kafka, publicado em 2002.
Outras obras publicadas: Portugal, e o futuro?, O Tanatoperador, Adeusamália e Coisas do Vinho, com ilustrações de Zé Dalmeida, todas em 1999; Viagem com Branco no Bolso (2000), Café Montalto (2003) e Ambulância (2006), publicado pela Dom Quixote.


O mais recente livro do autor vai ser apresentado no Fundão
O mais recente livro do autor vai ser apresentado no Fundão


Data de publicação: 2007-03-13 11:47:43
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior