Voltar à Página da edicao n. 380 de 2007-05-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: António Fidalgo Directores-adjuntos: Anabela Gradim e João Canavilhas
 

Aluna de cinema premiada em festival

“Rockmentário” é o nome do filme realizado por Sandra Castiço, aluna de Cinema da UBI, que foi galardoado com o prémio oficial da secção competitiva “PrimeirOlhar”, dos VII Encontros de Viana.

> Eduardo Alves

Kaló, Filipe, Calhau e André personificam o rock’n’roll que define os Bunnyranch, uma das mais estimulantes bandas portuguesas, surgidas do contexto rock’n’roll que caracteriza Coimbra. Com apenas quatro anos de vida, um EP e um CD lançados, contam já com actuações em Espanha, Holanda, Inglaterra e por todo o Portugal.
O seu som incaracterístico e explosivo, aliado à sua postura em palco são as marcas da banda. É acompanhando de perto os quatro, na sua relação com os amigos, a música e cidade que nos apercebemos que são a sua atitude, carisma e estilo de vida que os distingue, fazendo deles uma banda promissora. Os Bunnyranch parecem imparáveis. No entanto, algo vai acontecer e mudará a banda para sempre.
Reza assim a sinopse do filme “Rockmentário”, realizado por Sandra Castiço, aluna de Cinema da UBI e que arrebatou vários prémios em Viana do Castelo. De entre os vários galardões alcançados por esta produção, destaque para o prémio oficial da secção competitiva “PrimeirOlhar”. Um prémio que foi atribuído também a “Bom Dia, Noite”, de Rui Costa, aluno do Instituto Politécnico do Porto. Mas no campo dos prémios, “Rockmentário” de Sandra Castiço, foi ainda distinguido com o prémio PrimeirOlhar – Olhar o Real/GTC e com uma menção honrosa do júri do prémio PrimeirOlhar – Cineclubes.
O júri oficial do prémio “PrimeirOlhar”, constituído por Jorge Campos, professor, jornalista e cineasta, Luciana Fina, realizadora e vídeo-artista, e Xosé Nogueira, professor e historiador cinematográfico, considerou os dois filmes como “os melhores entre os presentes a concurso que reflectem preocupações e opções mais próprias do filme documental, em contraste com outras propostas mais próximas da reportagem”.
Neste campo, o “Rockumentário” foi premiado “pela opção de uma via expositiva, conseguir com um bom desenvolvimento narrativo e transmitir o significado do rock na cidade de Coimbra, através da história de uma banda, os Bunnyranch”.
O prémio oficial PrimeirOlhar tem o valor de mil euros.
O PrimeirOlhar é a secção competitiva dos Encontros de Viana – Cinema e Vídeo. Neste evento concorrem alunos das escolas de cinema, de audiovisuais ou de comunicação, e participantes em cursos de documentarismo, de Portugal e da Galiza. A sua primeira edição teve lugar em 2005 e o prémio oficial foi atribuído ao documentário Tamira, de Marta Santos Lima, estagiária dos Ateliers Varan – Programa Gulbenkian Criatividade e Produção Artística da Fundação Calouste Gulbenkian 2004.



"Rockmentário" é o título do filme realizado por Sandra Castiço


Data de publicação: 2007-05-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior