Voltar à Página da edicao n. 392 de 2007-08-07
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A autarquia pretende recuperar diversos imóveis

Câmara divulga plano de intervenção no centro histórico

A autarquia covilhanense deu a conhecer esta semana alguns dos resultados da intervenção que tem vindo a ser feita na zona do centro histórico. Habitações e arruamentos são alvo de melhorias.

> Eduardo Alves

A autarquia da Covilhã diz estar a trabalhar na recuperação do centro histórico da cidade através do Gabinete Técnico Local (GTL) e da empresa municipal Nova Covilhã. Uma intervenção realizada no âmbito do Programa de Recuperação de Imóveis Degradados (PERID) e que tem como objectivo “a revitalização da Zona Histórica da cidade da Covilhã”.
Em nota enviada à Comunicação Social, a autarquia refere que estão concluídas as intervenções em edifícios como a Casa dos Magistrados, agora reconvertida em Ecoteca e que alberga o Departamento de Educação, Cultura e Desporto da câmara, o Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários reconvertido em Arquivo Municipal, o Ex-Banco Nacional Ultramarino que é hoje o Edifício Arte e Cultura, o Antigo Liceu e as Muralhas das Portas do Sol.
Para além destas intervenções a autarquia diz que foram também alvo de melhoramento diversos arruamentos na zona Intra-muralhas e na zona da Judiaria. As ruas 6 de Setembro, Combatentes da Grande Guerra, Capitão Alves Roçadas, Conselheiro António Pedroso dos Santos, Conselheiro Joaquim Pessoa, Formosura, Cotovelo, Rosas e da Assunção e os largos da Senhora do Rosário, 5 de Outubro e o Largo da Infantaria 21 receberam também melhoramentos.
Segundo a edilidade, todas estas intervenções estão orçadas em quatro milhões e 700 mil euros e dizem respeito a um período que trabalhos iniciado em 1991 e terminado em 2006. Período em que através d o PERID se investiram um milhão e 78 mil euros, na recuperação de 616 imóveis degradados.
No que respeita ao Plano Estratégico da Zona Intra-muralhas e do Varandado, desenvolvida pelo Gabinete Técnico Local, estão em negociação 180 fogos, divididos em 97 parcelas, com um custo de intervenção e aquisição superior a 8 milhões de euros, adianta ainda a nota da autarquia.
No mesmo comunicado, a Câmara da Covilhã sublinha que nos últimos dois anos, com a colaboração da Nova Covilhã, foram reconstruídos oito edifícios e dez habitações, estando mais três empreitadas em curso. As habitações estão arrendadas. Foram adquiridos 20 fogos para recuperação, e a edilidade aguarda agora a escritura de mais 19 habitações e foram feitas 20 demolições por motivo de ruína. O equivalente a um investimento total de cerca de um milhão e 200 mil Euros.


A autarquia pretende recuperar diversos imóveis
A autarquia pretende recuperar diversos imóveis


Data de publicação: 2007-08-07 00:10:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior