Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Cerca de 150 alunos estiveram presentes no jantar da UBI

Programa Erasmus comemora 20 anos

Começou com um número bem reduzido de alunos a saírem do seu país para estudarem no estrangeiro. Hoje é um dos programas de intercâmbio estudantil com mais sucesso. Os 20 anos do Erasmus também foram assinalados na UBI.

> Eduardo Alves

Foram perto de 150, os alunos que se juntaram na cantina do Edifício das Engenharias, na UBI, para celebrarem os 20 anos do programa Erasmus. Um evento que tem como objectivo fundamental, o intercâmbio de alunos entre os vários países da Europa.
Carrilho Gonçalves, vice-reitor da UBI recorda que este programa “começou com meia dúzia de alunos que foram quase que obrigados a irem para estrangeiro estudar durante um semestre”. Passados 20 anos, a UBI regista um dos melhores índices de crescimento ao nível das universidades portuguesas, neste âmbito. Todos os anos, mais de 250 alunos passam pelo Erasmus, através da instituição covilhanense.
“Por isso mesmo, só poderíamos considerar este projecto com um sucesso pleno”, garante o vice-reitor. Contudo, passados 20 anos, “é tempo de repensar o projecto inicial”. Carrilho Gonçalves garante que o principal ponto negativo do Erasmus “é mesmo o fraco apoio, em termos de bolsas, aos alunos”. Segundo o vice-reitor da UBI, todos os participantes numa cerimónia que assinalou, em Lisboa, os 20 anos do programa Erasmus, concordaram com este ponto menos abonatório. Desta forma, “pensamos que este tipo de apoio financeiro deve ser ampliado”.
Para além deste ponto, o responsável pelo Erasmus na UBI adianta que o programa vai agora ser aberto também a funcionários e aos docentes. Todos estes, “desde que interessados, podem fazer um período de trabalho no estrangeiro, ao abrigo deste programa”. A UBI tem também o Gabinete de Relações Internacionais que dá apoio a todas as pessoas que vêm para a UBI estudar. Para além disso, outro dos pontos em que a UBI está a pensar apostar é “na formação dos funcionários dos Serviços Académicos”. “Neste momento temos poucos funcionários a falar inglês e é aí que devemos também apostar”, conclui Carrilho Gonçalves.


Cerca de 150 alunos estiveram presentes no jantar da UBI
Cerca de 150 alunos estiveram presentes no jantar da UBI


Data de publicação: 2007-10-23 00:35:37
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior